Em março, mês mulher, a Agência de Notícias da Aids vai realizar uma série de lives em homenagem as mulheres. A ideia é reunir diferentes gerações e dar voz a elas em tempos do novo coronavírus. Com o tema Mulheres e suas dimensões na atualidade, o primeiro debate será nesta terça-feira (2) sobre “Mulher e HIV”. Mediada pela jornalista e poetisa Marina Vergueiro, a discussão vai reunir outras três mulheres vivendo com HIV: Evalcilene dos Santos, Priscila Obaci e Rafaela Queiroz. As militantes vão compartilhar suas vivências e trazer questões relacionadas ao universo feminino.

De acordo com o Unaids, as mulheres que vivem com HIV enfrentam desafios únicos e violações dos seus direitos relacionados à sua sexualidade e à reprodução, não apenas dentro de suas próprias famílias e comunidades, mas também nas instituições de saúde onde buscam atenção de saúde.

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, surgiu em homenagem às manifestações de operárias pela redução da jornada de trabalho, na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX. A data emblemática faz referência ao dia 08 de março de 1857, quando 129 mulheres tecelãs de uma fábrica em Nora Iorque foram reprimidas pela polícia e, ao refugiarem-se nas dependências da fábrica, foram trancadas e carbonizadas no local.

Todos os anos se tornam cada vez mais necessários os debates e as reflexões sobre a contribuição e o papel das mulheres na sociedade, suas lutas históricas por reconhecimento, igualdade e respeito. O Dia Internacional da Mulher é também uma oportunidade de levar informações sobre os direitos das mulheres.

 Conheça o perfil da mediadora e das convidas:

Marina Vergueiro é poetisa e ativista dos direitos das mulheres e antigordofobia. Com poesias publicadas nas Antologias Poéticas dos saraus Sobrenome Liberdade, Verso em Versos e Menor Slam, além da coletânea dos Poetas Ambulantes, lançou em 2020 “Exposta”, seu primeiro livro autoral em que aborda questões que envolvem a saúde e a sexualidade. Marina vive com HIV/aids desde 2012.

 

Evalcilene dos Santos é representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), é também presidente da Associação de Redução de Danos do Amazonas, coordenadora do Fórum Amazonas de Osc IST/HIV/Aids/HV e Tuberculose, ativista, redutora de danos e cofundadora e articuladora do Movimento Brasileiro de Redução de Danos.

 

 

Rafaela Queiroz é psicóloga, pós-graduanda em psicopedagogia, ativista e militante em direitos humanos e HIV/aids. Cofundadora da Rede Jovem Rio+ e coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação Saúde e Educação. É também membro do MNCP e Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids, articuladora do META-Brasil e idealizadora da @FlorescerS2 e @itretei_oficial

 

Priscila Obaci é artista e educadora. Mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Transita entre teatro, dança e poesia. Formada em Comunicação das Artes do Corpo e pós-graduanda em musicalização infantil. Professora da Dança Materna. Criadora de KISÂNSI – Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto. Autora de Poesias Pós-Parto (2020 – Oralituras) e a Calimba e Flauta em coautoria com Allan da Rosa. (2012 – Edições Toró).

Outros debates

A série Mulheres e suas dimensões na atualidade contarão com outros quatro debates ao longo do mês. A professora Jenice Pizão, fundadora do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas vai estar à frente do segundo debate, no dia 9 de março, cujo tema é “Mulher, ativismo e maternidade”.

A terceira discussão em homenagem ao dia da mulher, no dia 16 de março, vai abordar o “Empoderamento das mulheres no mundo”. A discussão será liderada pela jornalista Fabiana Mesquita, que vive no Myammar.

“Mulher, adolescência, gravidez e prevenção combinada” é o tema do quarto debate no mês da mulher e será no dia 23 de março. Quem estará a frente desta discussão é a ativista Marta McBritton, presidente do Instituto Cultural Barong.

O quinto e último debate da série ficará por conta da jornalista Roseli Tardelli, diretora da Agência Aids. Com o tema “Mulher e Diversidade: Todas as formas de ser mulher”, o debate vai reunir mulheres trans, lésbicas e bissexuais.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

Live: “Mulheres e suas dimensões na atualidade – Mulher e HIV”

Quando: Terça-feira, 02 de março de 2021

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: https://youtu.be/TiedWoAjbHQ

Facebook: http://ibit.ly/MYZd