Já abrindo as ações para o Dia Internacional de Luta Contra a Aids, (1) de dezembro, o Instituto Vida Nova iniciou as discussões e estratégias para a 2ª Caminhada Solidária em parceria com a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, Programa Municipal de DST/Aids, Serviços de Assistência Especializada em DST/Aids e comunidade local.

A caminhada acontecerá no dia 29 de novembro e cerca de mil pessoas são esperadas. Segundo o coordenador do Instituto Vida Nova, Américo Nunes, o evento tem o objetivo de trazer visibilidade à epidemia da aids e ao Dia Internacional de Luta Contra Aids na Região Leste e traz um conceito diferente em caminhar pela vida. Foi desenvolvido um trajeto de 1700 metros por uma avenida principal entre comércios do bairro de São Miguel Paulista; com três paradas para intervenções, sobre assistência, direitos das pessoas com HIV/Aids e prevenção do HIV.

Este ano a 2ª Caminhada Solidária estará com novidades. Ao chegar na Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra (praça do forró) haverá shows músicas com artistas da região para todos os gostos MPB, funk, sertanejo, flash back, Shows LGBTQI+, homenagem a personalidade e muitos sorteios.

Também para a população haverá tendas de vários serviços de saúde com oferta de exames para HIV, hepatites virais, massagem, orientações sobre direitos LGBTQI+, orientação sobre nutrição, práticas corporais, aulas de primeiros socorros, aulas de danças e muito mais. Todos (as) estão convidados a participar deste grande evento, se engajando para reforçar a luta por esta causa tão nobre e contribuindo para a conscientização da população a respeito da aids, promovendo a saúde, quebrando barreiras de violência, estigma, preconceitos e discriminação e a importância para o bem-estar e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Mais do que caminhar, os participantes estarão apoiando a luta pela conscientização sobre HIV/aids, e pela detecção precoce do HIV e do estigma e discriminação às pessoas que vivem com o vírus. Espera-se que esta caminhada se estenda no próximo ano em todas as regiões do município de São Paulo.

As pessoas deverão estar no local da concentração às 8h, quando serão dadas as instruções e entrega dos kits (camiseta, abadá, lanche, balão, prêmios). A concentração será na sede do Instituto Vida Nova – Rua Professor Assis Veloso, 226, altura do número 1500 da Avenida Marechal Tito.

Dica de entrevista

Américo Nunes (11) 98212-6950
Isabel Cristina Balla (11) 94916-1174