
A suspensão do projeto “A Hora é Agora” continua gerando preocupação em diversas capitais brasileiras, incluindo Campo Grande (MS). A iniciativa, que oferecia testagem rápida, distribuição de autotestes e orientação para a prevenção do HIV, foi interrompida após o corte de financiamento internacional promovido pelo governo Trump. A paralisação também afeta os serviços nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU-CG) confirmou a interrupção de todas as atividades do projeto, ressaltando que a decisão foi abrupta e sem aviso prévio, determinada diretamente pelos financiadores. Em nota enviada à Agência Aids, a prefeitura informou que está tomando medidas para reorganizar os serviços e minimizar os impactos da descontinuidade do projeto na rede de atenção à saúde.
A SESAU destacou os avanços proporcionados pelo “A Hora é Agora” no atendimento e prevenção ao HIV em Campo Grande, lamentando a interrupção de um serviço essencial para a população. No entanto, a Secretaria reforçou seu compromisso em garantir que as pessoas que dependiam do projeto continuem recebendo assistência, ainda que em outros pontos da rede municipal de saúde.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU-CG) informa a suspensão de todas as atividades do projeto “A Hora é Agora” realizado no município de Campo Grande/MS, o projeto também atende as cidades de Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE e Porto Alegre/RS.
Apesar da suspensão, a SESAU está trabalhando para reorganizar os processos de trabalho com o objetivo de minimizar os impactos assistenciais e garantir que a população continue a receber o atendimento necessário. A Secretaria reforça seu compromisso com a saúde da população e continuará buscando alternativas para assegurar a continuidade da assistência.
O projeto recebe financiamento do exterior e os responsáveis pelo projeto receberam um comunicado que determinou a interrupção imediata de todas as ações, sem aviso prévio. Todos os envolvidos lamentam profundamente esta interrupção, pois reconhecem os resultados positivos e os benefícios que o projeto trouxe para a assistência à saúde nas regiões atendidas. A SESAU-CG entende a importância do projeto “A Hora é Agora” e o impacto que essa decisão terá sobre a população, mas espera que este momento seja superado, e que, em breve, possa retomar essa parceria tão significativa.
Leia mais


Redação da Agência de Notícias da Aids
Dica de entrevista
Tel.: 2020-1120/ 1121/ 1122/ 1123/ 1124
E-mail: pmcgimprensa@gmail.com


