27/02/2016 – 14h

Neste domingo (26), o Viva Melhor Sabendo Jovem, uma estratégia entre pares, em que jovens fazem testes de HIV em jovens, fará uma ação em conjunto com o Rolezinho da Cidadania, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo com a associação Rolezinho a Voz do Brasil, na arena de eventos do Parque do Ibirapuera.

Com atrações que contam com artistas de diferentes seguimentos musicais e youtubers, os organizadores do evento esperam receber um público de 15 mil pessoas. Segundo Darlan Mendes, presidente da Associação Rolezinho a Voz do Brasil, “além da diversão, uma das ideias do evento é conscientizar os jovens a respeito do HIV e incentivá-los a fazer o teste”.

“A associação foi criada em 2014 com a intenção de tirar os jovens shoppings centers e encontros informais para um ambiente seguro”, contou Darlan que em outubro de 2015 foi nomeado padrinho do Viva Melhor Sabendo Jovem.

Está é a primeira vez que a estratégia fará uma atividade em conjunto com o Rolezinho da Cidadania. Segundo Giovanni Nardin, consultor técnico do Unicef para o Viva Melhor Sabendo Jovem, está ação contará com 10 agentes de prevenção, de 18 a 20 anos, que foram selecionados a partir de uma oficina realizada pela revista “Viração” em parceria com o Unicef e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. “Esses jovens também passaram por uma capacitação com a equipe técnica do Programa Municipal de DST/Aids”, afirmou Nardin.  

A estratégia de testagem entre pares com jovens iniciou suas atividades há um mês, nesse período, segundo Giovanni Nardin, 140 pessoas foram testadas e 5% deram resultado reagente. “Essa é nossa primeira ação em um evento tão grande voltado para os jovens. Será um desafio porque não sabemos se eles vão nos procurar para fazer o teste”, explicou Nardin.

Durante os shows, jingles e pequenos vídeos falando sobre prevenção e uso da camisinha serão apresentados. Darlan também adiantou que os youtubers convidados incentivarão o público a buscarem informações com os agentes de prevenção que estarão no local.

O resultado do teste sai em 30 minutos. Uma equipe de aconselhamento conversará com todos os usuários do serviço. Em caso de resultado positivo, a pessoa será orientada a procurar uma unidade de saúde, onde fará o exame confirmatório. “Nós contamos com um agente que fica em contato com essa pessoa até que ela tenha passado pela primeira consulta,” disse Nardin.

A equipe do Centro de Cidadania LGBT também estará presente. Por meio da unidade móvel, diariamente, eles recebem denúncias de lesbohomotransfobia, oferecem orientações sobre direitos, triagem de HIV como forma de incentivo ao teste, informações sobre PEP (profilaxia pós-exposição) e gestão de risco.  

“Normalmente fazemos uma divisão. Então para a pessoa acima de 24 anos a gente indica a unidade móvel da cidadania. O nosso objetivo é oferecer testagem para pessoas a partir de 15 anos. Assim aumentamos números de pessoas que tenham feito teste, conheçam seu estado sorológico e diminuímos o risco de diagnóstico tardio”, contou Ana Lucia Spiassi, coordenadora de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids.

“Esse evento será um marco. Um dos maiores que já fizemos na cidade de São Paulo. Abraçar a causa do HIV, DST e aids é fundamental pra gente porque o jovem saudável não vai à unidade de saúde” disse Darlan.

O Rolezinho da Cidadania também colabora com outras campanhas que visam combater o uso de drogas, consumo de álcool entre os jovens e a dengue.

Clique aqui para acompanhar a página oficial do evento.

 

Serviço:

Rolezinho da Cidadania Ibirapuera

28 de fevereiro das 12h às 21h

Na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera

 

Teste Rápido de HIV

Unidade Móvel Viva Melhor Sabendo Jovem

Das 14h às 18h

Próximo à ponte de ferro no Parque do Ibirapuera

 

Saiba mais

Unidade móvel terá jovens oferecendo teste rápido de HIV para jovens, em São Paulo

Jovens discutem prevenção às DSTs, sexualidade e gênero, em oficina da ‘Viração’

 

Daiane Bomfim (daiane@agenciaaids.com.br)