No Brasil desde 2015, a ONG Aids Healthcare Foundation (AHF) chegou para contribuir com o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), a ampliação do diagnóstico precoce do HIV, o início imediato do tratamento e na prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, a instituição disponibilizou recursos para apoiar outras organizações da sociedade civil e doou R$ 1 milhão para ações emergenciais de distribuição de alimentos e produtos de higiene para pessoas que vivem com HIV/aids, usuários de drogas, população de rua e LGBTI+ vulneráveis, especialmente travestis. Para conversar sobre estes e outros assuntos, representantes da AHF Brasil vão participar, na próxima terça-feira (15), da Live “Conheça mais sobre as realizações da AHF: Dra. Adele Benzaken,Beto de Jesus e Guillermina Alaniz”, falarão sobre o trabalho de prevenção e acolhimento, na Agência Aids. Em bate-papo com a jornalista Roseli Tardelli, também vão debater sobre os desafios e o planejamento da ONG.

A AHF, sediada em Los Angeles, é uma organização global sem fins lucrativos que doa medicamentos de ponta e defende os interesses de mais de 1.000.000 de pessoas, que vivem com HIV, em 45 países. A entidade é considerada o maior provedor de assistência médica para HIV/aids do mundo.

A instituição tem como missão livrar o mundo da aids por meio de uma rede de farmácias e brechós, contratos de saúde e outras parcerias estratégicas. Gerar formas novas e inovadoras de tratamento, ações de prevenção e  em defesa das pessoas com HIV tem sido a marca dos bons resultados  do trabalho da entidade.

Ações no Brasil

No Brasil, a AHF vem trabalhando para disseminar ações de prevenção, testagem e cuidados. Diferentes estratégias foram adotadas para alcançar estes objetivos. A instituição mantém parcerias com algumas ONGs e governos locais com foco especial nas populações mais vulneráveis ao HIV/aids. Atualmente, alguns dos parceiros da AHF:  Grupo Pela Vidda (Rio de Janeiro – RJ), Rede Amizade (Manaus – AM), AGLTPIN (Parintins – AM), AGLTTF (Tabatinga e Benjamin Constant – AM), Barong (São Paulo – SP), além das Secretarias de Saúde dos Estados de Pernambuco e São Paulo. As ações realizadas em conjunto com essas instituições permitem a realização de cerca de 6.000 exames por mês, com índice de positividade de 3%. A todas essas pessoas diagnosticadas é oferecido o link dos serviços especializados para o tratamento adequado, e  existe acompanhamento permanente da equipe até que o processo de vinculação seja concluído.

Atualmente, a AHF Brasil apoia 12 unidades de saúde especializada no tratamento do HIV/aids no país (6 em Manaus, 5 em São Paulo e 1 em Recife), nas quais mais de 30 mil pacientes estão em tratamento.

Clínica do Homem

No dia 14 de maio de 2018, a AHF Brasil inaugurou seu primeiro Centro de Bem-Estar – Clínica do Homem na cidade de Recife. Nesse ambulatório, são oferecidos gratuitamente serviços como distribuição de preservativos e gel lubrificante, teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C, tratamento de IST, sem a necessidade de agendamento.

Conheça os convidados que participarão da live na próxima terça-feira, 15,a partir das 21 horas:

Beto De Jesus

Country Program Manager da Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil). É educador de formação, consultor em Diversidade Sexual e Gênero para organismos nacionais e internacionais, públicos e privados. Membro -fundador da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, foi Secretário da ILGALAC (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans People and Intersex Association) de 2003 a 2008 e de 2011 a 2016. É Diretor da ABGLT (Associação Brasileira de Lesbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos).

 

Dra. Adele Benzaken

Diretora médica sênior global da AHF, Dra. Adele Benzaken é infectologista e ex-diretora do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Foi diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta”, em Manaus, e oficial do Programa Nacional do Unaids/Brasil. Atualmente exerce suas atividades também como diretora Regional para América Latina da International Union Against Sexually Transmitted Infections (IUSTI), é membro do comitê de certificação da eliminação da sífilis e do HIV da OPAS-Organização Pan-Americana de Saúde e vice-presidente do comitê de especialistas da OMS.

Guillermina Alaniz

Diretora de Advocacy da America Latina e Caribe da AHF, ela já trabalhou com gerente de Advocacy da AHF na Argentina

Serviço:

Live: “Conheça mais sobre as realizações da AHF: Dra. Adele Benzaken, Beto de Jesus e Guillermina Alaniz”

Quando: Terça-feira, 15 de setembro de 2020
Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

– TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)
– Facebook: http://t.ly/Awpu
– Youtube: http://t.ly/QGD5

Redação Agência de Notícias da Aids