No próximo dia 1 de dezembro, data que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Globoplay – plataforma de streaming de vídeo da Rede Globo -, estreará a série “Fio da Navalha”, uma produção que retrata a vida e legado de Herbert José de Souza, conhecido como Betinho. Ele foi um sociólogo e ativista brasileiro pelos direitos humanos.

A mais nova produção irá destacar os desafios de saúde enfrentados por ele ao longo da vida, mas principalmente sua trajetória de luta assídua nas causas humanitárias, especialmente contra a fome e a miséria no Brasil. A série revelará Betinho como um símbolo de resistência, evidenciando sua dedicação à causa social. 

Fundador do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), Betinho desempenhou um papel crucial na divulgação de estatísticas importantes na luta contra a desigualdade. Além disso, sua criação do movimento Ação da Cidadania, voltado ao combate à fome, naquela época reforçou seu compromisso com a construção de um país mais justo e igualitário.

Betinho não apenas militou contra a fome e a miséria, como também foi um importante precursor na luta contra a aids no Brasil. Betinho era hemofílico e após se infectar pelo vírus da aids a partir de uma transfusão de sangue com sangue contaminado, descobriu em 1986 que vivia com o vírus; posteriormente ajudou a fundar a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia).

O sociólogo faleceu em 9 de agosto de 1997,  em consequência de uma hepatite do tipo C adquirida.

Sua atuação contra o preconceito e na defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/aids o consolidou como um dos mais respeitados nomes da luta contra a epidemia de HIV/aids no Brasil e no mundo.

Redação da Agência de Notícias da Aids