Interessados podem acessar os cursos pela plataforma AvaSUS. Todas as qualificações são autoinstrucionais

MTur tem 13 cursos gratuitos com inscrições abertas — Ministério do Turismo

O Ministério da Saúde lançou esta semana um conjunto de cursos on-line gratuitos na plataforma AvaSUS. Voltados para profissionais da saúde com foco na vigilância epidemiológica de HIV, aids, sífilis, hepatites virais e tuberculose, os cursos foram concebidos pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), e pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O objetivo da iniciativa é qualificar, atualizar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades de vigilância em saúde, já que o conhecimento e as habilidades em vigilância são essenciais para o planejamento, a implementação e a avaliação em saúde pública. O curso principal tem carga horária de 40h e aborda os princípios da vigilância epidemiológica. Os demais cursos têm carga horária de 10h e focam especificamente na tuberculose, nas hepatites virais, na sífilis, em HIV e aids. Todas as qualificações são autoinstrucionais e incluem técnicas de aprendizagem com a utilização de recursos visuais, auditivos e atividades práticas.

Os cursos contam com conteúdos atualizados em relação à epidemiologia e vigilância em saúde, Política Nacional de Vigilância em Saúde, procedimentos de notificação e investigação de casos, fluxos de trabalho, prazos, instrumentos utilizados, critérios para definição de casos, além dos sistemas de informação em saúde e medidas de controle.

Fonte: Ministério da Saúde