A cidade de São Paulo acaba de atingir a marca de 50 mil pessoas cadastradas para o uso da Prep profilaxia Pré-Exposição. Um número importante  que reflete os bons resultados de utilização da expansão da Rede Municipal Especializada de Saúde, ações extramuros e estratégias digitais  que foram fundamentais para  colaborar com o crescimento  de usuários a profilaxia disponível  no SUS desde 2018. A Agência Aids conversou com  alguns  ativistas que comemoraram o número alcançado. “Que outros municípios possam adotar abordagens semelhantes e novas estratégias de prevenção.” “Ações combinadas  são fundamentais para o enfrentamento do HIV”. “A expansão está dentro do Sistema Único de Saúde, garantido gratuitamente para a população elegível”. Acompanhe as repercussões:

Marta Macbritton – Presidente do Instituto Cultural Barong

Sempre que me deparo com boas notícias como essa, lembro-me do filme Milk. Em uma das cenas, um jovem gay liga para o ativista Harvey Milk, perguntando como deveria lidar com sua sexualidade. O ativista, interpretado por Sean Pean responde: “Venha para a cidade grande.”

O município de São Paulo tem acolhido a diversidade e busca respeitar as várias expressões da sexualidade. Há um compromisso concreto por parte da Coordenadoria Municipal de IST/Aids com a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Esse esforço é visível nas ações para garantir o acesso à Prevenção Combinada e outras tecnologias de prevenção, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).

Mantenho a esperança de que outros municípios, em algum momento, adotem abordagens semelhantes, tratando a PrEP e outras estratégias de prevenção como políticas públicas, sem julgamentos de valor, mas como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Harley Henriques – Presidente do Fundo Positivo 

Está comprovado em diversas regiões do mundo, aonde a Prep foi utilizada de uma forma mais universal e abrangente uma diminuição considerável  do  número de infeções. A Prep é um instrumento importantíssimo para a prevenção do HIV e está sendo conduzida e ampliada na cidade de São Paulo. Isso tem sido extremamente importante para a diminuição dos casos na cidade e também para servir como um instrumento norteador para outras políticas estaduais. Sabemos que o Programa Municipal e Estadual em São Paulo são exemplos. Precisamos fazer com que  todo o país tenha uma política pública no enfrentamento do HIV e da Aids como São Paulo  construíu. 

Toni Reis –  Presidente  da Associação Brasileira de  Gays, Lésbicas, Travestis,Transexuais e Intersexos

Embora tenhamos muitos avanços a Aids ainda não tem cura. Temos que investir na prevenção. Quando bem utilizada, com  acompanhamento correto é extremamente importante porque rompe a cadeia de transmissão do vírus. Isso é importante para a comunidade LGBTQIPA+. Nesse sentido quero parabenizar a cidade de São Paulo por alcançar 50 mil pessoas utilizando a profilaxia. Sempre é importante ampliarmos: quanto mais pessoas em tratamento, menos HIV e Aids teremos!

 Américo Nunes – Presidente do Instituto Vida Nova

“A prevenção do HIV tem um impacto positivo na cidade de São Paulo na redução do número de casos, com  a ampliação do acesso a Prep e nas ações dos serviços. A cidade se destaca em relação a outros municípios e estados porque as estratégias  tem tido uma forma de atuação diferenciada e inovadora que são realizadas pela Coordenadoria de IST/Aids com o apoio das ONGS. Aí está a importância de além de frear novas infecções pelo HIV, colaborar com o controle de ISts fazendo com que as pessoas que fazem o uso da Prep façam controle e sejam monitoradas com exames. Tudo isso impacta na vida das pessoas. É muito importante que se amplie cada vez mais o acesso a Prep principalmente nas periferias de forma sustentável e contínua, assim como a implantação da máquina da Prep em outros locais periféricos. Já no contexto da cura da Aids é urgente aprofundar essa discussão entre gestores e sociedade civil organizada.  

Beto de Jesus – Diretor da AHF Brasil

O mais importante dessa expansão é que ela está dentro do Sistema Único de Saúde, ou seja, garantido gratuitamente para a população elegível. 

A PREP deve ser entendida dentro do conjunto das estratégias da Prevenção Combinada, pois ainda é um desafio a garantia de modelos de prevenção singulares e costumizados para o conjunto da população. 

É necessário ter escuta ativa para oferecer a estratégia mais efetiva e protetiva para cada pessoa. Para parafrasear essa discussão gosto de pensar que quando distribuímos camisetas, temos que ter todas as possibilidades de tamanhos, para que as camisetas sirvam adequadamente. Elas não devem ficar incomodas apertando o corpo, nem folgadas, disformes. As pessoas precisam se sentir confortáveis e com isso estarão sempre vestidas. O mesmo deve ocorrer com a prevenção… devemos ter leitura e compreensão dos riscos e vulnerabilidades das pessoas e ajuda-las a entenderem os mesmos, a aprenderem a gerenciá-los. Isso é a prevenção combinada, ajustada da melhor maneia possível para aquele momento da vida de cada pessoa.

A Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo está de parabéns! Os resultados são incríveis… a redução de mais de 50% de novos casos por HIV deve ser comemorada e servir de exemplo para outras cidades. Celebremos esse feito!

Eduardo Barbosa – Presidente do Grupo Pela Vidda/SP

As ações combinadas para o enfrentamento do HIV/aids são fundamentais para chegarmos a resultados melhores na diminuição de novos casos. a ampliação de acesso, especialmente à PreP, ainda é desafiador, e no Município as ações que estão em curso contribuem para fazer chegar onde as pessoas estão. O Mopaids, neste sentido parabeniza a coordenadoria por estas iniciativas. Também enquanto Grupo Pela Vidda/SP, ficamos felizes de poder hoje oferecer a Prep e Pep em nossa instituição. São novos caminhos que precisam ser trilhados.

Equipe da Coordenadoria de IST/Aids em ação de PrEP na rua

 

Máquina de distribuição automática de PrEP e PEP lançada em São Paulo

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista

Instituto Cultural Barong

@institutoculturalbarong

Instituto Vida Nova

ividanova2@gmail.com

Fundo Positivo

contato@fundoposithivo.com.br

Toni Reis

@toni_reis

Beto de Jesus @ahf.brasil