Nesta sexta-feira (14), a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde realizará uma ação com testes rápidos para HIV, das 15h às 19h, na praça Sete de Setembro.

Segundo a secretaria da Saúde, em Ribeirão Preto, houve queda de 70% na taxa de incidência de aids nos últimos 10 anos e aumento na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.

Contudo, a pasta alerta que entre homens jovens de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de HIV tenha aumentado 1.029% no mesmo período, com maior frequência entre homens que fazem sexo com outros homens.

“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado”, explica Lis Neves, coordenadora do programa.

Além do teste, será realizada orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos feminino e masculino.