Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado sempre em 1ª de Dezembro, a Agência de Notícias da Aids e parceiros vão reunir, no próximo sábado (28), um time de artistas soropositivos na Mostra “Mais Arte, Menos Aids 2020”. Neste ano, devido a necessidade do distanciamento social, o evento será online com transmissão pela TV Agência Aids, pelo Youtube e Facebook da Agência Aids.

A ideia da mostra é utilizar a arte para falar de prevenção, autocuidado, HIV/aids e direitos humanos. A programação conta com bate-papos, shows, literatura e performances, tudo com a nova geração de artistas com HIV.

Neste ano, a apresentação da Mostra contará com a arte e irreverência de dois grandes artistas: Gabriel Comicholli, youtuber e performer, e Dindry Buck, drag queen do Esquadrão das Drags.

Entre os destaques, está a performance “Arte e Irreverência na Quebrada”, a partir das 18h, com apresentação da artista Micaela Cyrino, militante do movimento negro. Ela aborda em suas intervenções artísticas as violências diante do corpo negro feminino e seus atravessamentos. Por meio de sua história e sua arte, ela revela ainda como o preconceito continua presente e mostra como é difícil a vida de crianças e jovens soropositivos no Brasil.

A ativista e poetisa Carolina Iara também está entre os destaques. Ela, que acabou de ser eleita vereadora por São Paulo com a bancada do Psol, vai compartilhar os poemas que escreveu ao longo da pandemia do novo coronavírus e contar sua história de luta e resistência.

O cantor Gaê (Gabriel Estrëla), conhecido por seu conteúdo no Youtube a respeito do HIV/aids, participou da Mostra no ano passado e em 2020 volta para lançar seu EP e Single – “Só a Dois”.

A Mostra “Mais Arte, Menos Aids” recebe também o poeta Ramon Nunes Mello, às 16h, com um grande bate-papo sobre poesia em tempos de pandemia. O ator Drew Persi vai se apresentar às 15h com o monólogo “Deslocamento Social: a pandemia nos deslocou de nós mesmos”

“Neste ano atípico para nossas vidas onde o mundo virtual se transformou em nossa principal via de comunicação, seguimos promovendo e produzindo arte. A arte amplia nossa consciência e sensibilidade e toca a gente de maneira profunda e verdadeira. Esta edição do Mais Arte, Menos Aids vai trazer artistas que usaram seu ofício na arte e criação para se reinventar e dar seu recado. Propusemos o desafio da mostra virtual. Toparam e criaram. Vale a pena conferir”, disse a jornalista Roseli Tardelli, idealizadora da mostra.

O evento faz parte de uma série de ações que a Agência Aids vai realizar em homenagem ao 1º de dezembro e tem o apoio da DKT do Brasil, das farmacêuticas Gilead e MSD, do Senac e do Fundo Positivo.

Confira a programação

14h: Abertura da Mostra Virtual com Roseli Tardelli

15h:  Performance  – Drew Persi

– Monólogo “Deslocamento Social: a pandemia nos deslocou de nós mesmos.”

16h: Oficina Literária com o poeta Ramon Nunes Mello

– Como manter a sanidade e criar em tempos de pandemia. Escrever e poetar, curam?

17h: Apresentação musical – Gaê

-Lançamento EP e Single – “SÓ A DOIS’

18h: Performance – Arte e Irreverência na quebrada com Carolina Iara e Micaela Cyrino

 

Serviço

Mostra Mais Arte Menos Aids

Quando: Sábado (28 de novembro)

Horário: Entre 14h e 19h

Transmissão ao vivo pela TV Agência Aids, Facebook e Youtube Agência Aids

 

Dica de entrevista

Produção Maurício Barreira

Tel: (11) 99121-0519

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

 

* Texto publicado em 23 de novembro de 2020.