31/12/2009 – 16h35

No decorrer de 2009, a Agência de Notícias da Aids publicou as principais notícias relacionadas ao tema HIV/aids destacando o trabalho de ativistas, gestores públicos, jornalistas, médicos e especialistas. Selecionamos algumas, entre as principais notícias publicadas, nesta retrospectiva.

Durante o evento Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST/Aids, realizado em abril pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (na época chamado de Programa Nacional de DST e Aids), o coordenador da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), Veriano Terto, afirmou que tornar crime a transmissão do HIV piora a situação do soropositivo.

Punir criminalmente pessoas que transmitem o HIV só piora a situação de quem é soropositivo, diz Veriano Terto

O coordenador da Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), Veriano Terto, acredita que se houver punição criminal para pessoas que transmitem o HIV, a situação dos soropositivos na sociedade pode piorar. Esta é a avaliação do ativista que participou nesta tarde do Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST/Aids. “A prevenção é responsabilidade de duas pessoas”, opinou. O militante também discutiu sexualidade e outros estigmas relacionados às pessoas que vivem com o vírus da aids.

“Sou contra a criminalização pelo HIV, isso só aumenta o meio social hostil aos portadores do vírus. A lei criminal em saúde vai afastar as pessoas dos centros de saúde”, acrescentou. Ele lembrou que cidadãos da Alemanha, Suécia e outros países asiáticos já são submetidos a leis sobre o tema. “Temos de reagir e promover um debate sobre isso. O Brasil, enquanto país forte, precisa incluir isso em sua política externa, trabalhar essa questão junto a esses países. A punição só vai trazer mais casos de HIV”, argumentou.

Na semana passada, foi ajuizado no Supremo Tribunal Federal um pedido de Habeas Corpus. Um homem é réu em processo por duas tentativas de homicídio qualificado e uma de homicídio simples, por ter infectado duas mulheres (saiba mais).

Outro assunto relacionado aos casos de criminalização que foi lembrado pelo ativista durante o bate-papo foi a falta de estudos sobre o uso de preservativos quando uma pessoa revela ser portadora do HIV. “Não temos evidência de que conhecer dados sorológicos do parceiro determine o uso de camisinha”, afirmou.

A rejeição enfrentada por soropositivos homossexuais na comunidade gay também foi lembrada pelo ativista. “Tanto a prevenção primária, quanto secundária, devem ser baseadas no princípio de solidariedade – saber se colocar no lugar do outro. Essa população tem um desafio pela frente em como trabalhar essa questão”, disse.

O ativista afirmou ainda que na década de 80 a sociedade falava mais sobre sexo do que atualmente. “Prevenção tem que ser trabalha com intersetorialidade, envolvendo diferentes olhares da sociedade. Nos anos 80, a gente falava mais sobre sexo. Hoje talvez não, mas temos mil ferramentas para trabalhar com isso”, disse.

O Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST/Aids segue até o dia 29 de abril, dia em que vai acontecer o Encontro Nacional também pela internet para sistematizar as discussões ocorridas desde 6 de abril.

Rodrigo Vasconcellos

Dica de Entrevista

Programa Nacional de DST/Aids
Assessoria de Imprensa
Tel.: (0XX61) 3448-8100

Abia – Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Tel.: (0XX21) 2223-1040