Inauguração acontece na próxima segunda (14). Unidade vai oferecer testes de HIV, Sifilis e Hepatites Virais e acompanhamento gratuitos para as doenças sexualmente transmissíveis.

Os homens agora têm um local para se cuidar. A ONG Aids Healthcare Foundation (AHF) inaugura a Clínica do Homem, no próximo dia 14, às 10h, em Recife (PE). A unidade, que tem como foco a saúde sexual dos homens, oferecerá testes de HIV/aids, sífilis e hepatites B e C e acompanhamento gratuitos para tratamento das ISTs por uma equipe multidisciplinar. O atendimento da clínica será de segunda a sexta-feira, das 13 às 22h, totalmente gratuito e confidencial. A previsão é de 80 vagas por dia.

A Aids Healthcare Foundation (AHF) é considerada a maior fundação na luta contra a aids do mundo, atuando no Brasil desde 2013. A estratégia da AHF é oferecer o teste para o HIV e garantir o início de tratamento em um menor tempo possível. Para isso, vai disponibilizar testes rápidos para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de acompanhamento para os casos dos reagentes. Os serviços serão gratuitos, sem necessidade de agendamento e com garantia de confidencialidade.

Com ação nas regiões Sudeste e Norte, a abertura da Clínica do Homem no Nordeste irá se somar à estratégia da fundação de prevenção da doença e de promoção da qualidade de vida dos portadores do vírus no Brasil, onde cerca de 866 mil pessoas viviam com HIV/aids em 2017, segundo dados do Ministério da Saúde. Dessas, cerca de 135 mil pessoas não sabiam que estavam infectadas.

AIDS Healthcare Foundation (AHF)

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) foi criada em 1986 pelo seu presidente, Michael Weinstein com a missão de oferecer tratamento inovador e advocacy para as pessoas sem independente da sua condição de pagamento. A AHF atua em 39 países e atende quase 900 mil pessoas que vivem com HIV/aids ao redor do mundo. No ano passado, foram realizados globalmente mais de 4,2 milhões testes gratuitos e distribuídos cerca de 38 milhões de preservativos.

Antes de se tornar co-fundador e presidente da AHF, Weinstein foi designer gráfico. Na década de 1980, se envolveu com assuntos relacionados a HIV/aids, onde começou atuando como coordenador do Comitê Stop the AIDS, assumindo, em seguida, a diretoria executiva do Comitê Aids Hospice de Los Angeles, que liderou a luta por cuidados paliativos em meados dos anos 80. Em 2001, Weinstein foi premiado com um doutorado honorário pelo Whittier College por suas realizações e foi nomeado um dos 25 principais líderes em HIV/Aids nos 25 anos de história da epidemia pela HIV Plus Magazine.

Serviço

Data: 14/05
Horário: às 10h
Local: Rua Osvaldo Cruz, 342. Soledade, Recife-PE

Fonte: Diário de Pernambuco