Mais uma polêmica para conta do rapper Kanye West, no entanto desta vez, independentemente da veracidade, coloca em risco a integridade física e a saúde mental das milhões de pessoas vivendo com HIV nos Estados Unidos e no mundo. O boato teve início em uma transmissão ao vivo nas mídias sociais do DJ Akademiks, que revela que 8 fontes informaram que Kanye está falando a todos a seu redor que o também músico Pete Davidson, atual namorado de sua ex-mulher Kim Kardashian, teria aids.

De acordo com o site de notícias TMZ, Pete passou a receber diversas ligações de amigos bastante preocupados após escutarem o boato. Verdade ou não, o estrago já está feito e mais uma vez pessoas que vivem com HIV são estigmatizadas devido ao preconceito e falta de informação correta sobre o vírus e a doença.

Um estudo realizado em 14 países (incluindo o Brasil) com mais de 185 mil PVHIV e publicado pelo BMJ Journals em 2021 constatou que pessoas vivendo com HIV/aids têm 100 vezes mais chances de morrer por suicídio.

“Uma acusação como essa pode gerar consequências psicológicas pro resto da vida de uma pessoa, não à toa que pessoas vivendo com hiv tendem a ter muito mais chances de depressão do que pessoas que não vivem com o vírus”, afirma o artista Orion Lalli, que recentemente recebeu asilo político na França após ser censurado judicialmente, perseguido e ameaçado de morte por abordar HIV/aids na exposição “Todxs xs santxs – renomeado – #eunãosoudespesa”, que esteve em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro em 2020.

“O estigma ao vírus HIV está engendrado nessa nossa sociedade “moderna” e muitos vêm lutando pra combater esse cistema, porém atitudes como a do Kanye West, com toda a visibilidade e o nicho majoritariamente heterossexual que ele alcança, além de reforçar esses preconceitos, também invisibiliza toda nossa luta que é contra a aids e a sorofobia”, conclui o artista que, com o status de refugiado e a proteção do governo francês, está impedido de voltar ao Brasil pelos próximos 10 anos.

Marina Vergueiro, de San Antonio de Los Baños, Cuba