Teve início, na última sexta-feira (23/02), o projeto piloto Prep Itinerante na Estação Juventude Manoel Mendes Correia, no distrito de Aracatiaçu, Ceará, que nasceu a partir da experiência apresentada no Ministério da Saúde pela gerente do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS), a enfermeira Sandra Flôr, e o enfermeiro Pedro Artur em encontro com os Centros de Testagens e Aconselhamento (CTAs).
O nome do evento itinerante, “PrEP”, integra a expressão “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV”. Consiste em um método farmacológico altamente eficaz de prevenção à infecção ao vírus causador da aids. De modo simplificado, PrEP consiste na ingestão diária ou sob demanda de um comprimido que inviabiliza a infecção por HIV quando em contato pelo organismo.
Além disso, a PrEP faz parte de uma estratégia conhecida como prevenção combinada: a utilização de diferentes métodos de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O projeto busca ainda expandir o acesso à prevenção do HIV, com foco na população jovem mais vulnerável, e o mesmo foi apresentado para a juventude presente na Estação pela equipe do CRIS através dos enfermeiros Pedro Artur, Leiliane Cristina e pela assistente social Conceição Alves.
Durante o momento, os jovens e o público geral interessado realizaram o teste rápido para HIV, sífilis, Hepatite B e C, e receberam orientações sobre prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, houve ainda distribuição de insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante.
O público que compareceu ao evento, durante um momento de troca de experiências, elogiou a iniciativa e relatou a importância de conversar mais sobre saúde sexual e como é fundamental as unidades de saúde propiciarem um espaço acolhedor e aberto para a população.
O Projeto Prep Itinerante é uma iniciativa da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, em parceria com a Secretaria da Saúde, junto com o Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids, que funciona dentro do Cris, a ação também contou com o apoio da presidente do Movimento Trans e Travesti de Sobral e gestora de projetos juvenis da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Pâmela Nara.
Fonte: Prefeitura de Sobral