Criado em 2013 pela artista plástica Jessica Whitbread, Love Positive Women reúne anualmente diversas artistas, ativistas e mulheres vivendo com HIV em uma oficina de cartões-postais para serem distribuídos especificamente a mulheres que vivem com HIV ao redor do mundo em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados em outros países. Desde 2015, mais de 4500 cartões já foram enviados.

Os cartões são únicos e produzidos à mão no estúdio de arte Dieu Donné, em Nova York, e enviados por correios para qualquer país do mundo. Para solicitar o seu, basta ser uma mulher vivendo com HIV e preencher o cadastro clicando neste link.

“Por que não fazer algo de bom para as mulheres mais esquecidas?” pergunta-se a idealizadora do projeto Whitbread. “Reservar um tempo para fazer algo por outra pessoa é realmente benéfico para a sociedade como um todo. Não subestime o valor de algo tão simples como enviar um cartão-postal de dia dos namorados para uma desconhecida.”

Love Positive Women é uma série internacional que tem como pano de fundo o Dia dos Namorados, com a intenção de criar uma plataforma para indivíduos e comunidades se envolverem em atos públicos e particulares de amor e cuidado com mulheres que vivem com HIV. O projeto tem como foco a ideia de interconexão, construção de relacionamentos, amor a si mesmo e amor à comunidade.

As oficinas do Love Positive Women são produzidas em colaboração com a Residência Artística Fire Island, o estúdio Dieu Donné e a Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV (ICW). os cartões foram exibidos no MoMA PS1, em Nova York, antes de serem enviados ao redor do mundo em exposição entre os dias 1 a 5 de fevereiro de 2024.

Texto de Marina Vergueiro

Mais informações

https://www.facebook.com/LOVEPOSITIVEWOMEN

https://www.instagram.com/lovepositivewomen/