No último sábado (25, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, realizou a quinta ação do Projeto PrEP na Rua, no Centro de Educação Unificado (CEU) Heliópolis.  A iniciativa pioneira disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV fora das unidades de saúde.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde que recebem a população durante o evento.

Foram atendidas 50 pessoas, entre testes rápidos para HIV realizados e início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), durante as 4 horas de atividade. Desde o início do projeto, mais de 360 pessoas iniciaram o uso da profilaxia.

“A PrEP é uma maneira muito eficaz de prevenção ao HIV e que precisa ser mais conhecida e mais utilizada. Fazendo esta oferta em espaços públicos e em horários alternativos, é possível diminuir barreiras de acesso”, explicou Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.

Ainda no sábado, o CEU Heliópolis recebeu uma roda de conversa nas casas Ballroom, uma manifestação cultural ligada tradicionalmente às populações negras e LGBTQIA+.

As casas Ballrooms são eventos nos quais as pessoas se reúnem e performam em algumas categorias. A Cultura Ballroom possui temática LGBTQIA+ e ganhou notoriedade na década de 1980.

O que é preciso para iniciar a PrEP?

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

 

Serviço

As próximas ações do Projeto PrEP na Rua serão realizadas nas seguintes datas:

 

Data: 03/10 – Domingo

Local: Largo do Arouche

Horário: 10h às 14h

 

Data 07/10 – Quinta-feira

Local: Praça Brasil, Coab II, Itaquera

Horário: 18h às 21h

 

Redação Agência de Notícias da Aids