Carnaval bom é carnaval seguro! E quando falamos em segurança, não podemos esquecer a questão da saúde. Infelizmente, as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o HIV costumam aumentar seus índices de transmissão durante as festas. Para evitar que isso ocorra, a Prefeitura de Florianópolis está adotando uma série de medidas, como mutirões de testagem e de PrEP e ações preventivas e educativas.

Mutirão de PrEP

Uma das formas de se prevenir contra o HIV é a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual. O que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Em Florianópolis, o Mutirão de PrEP está acontecendo nesta semana que antecede o carnaval.

Carnaval de Florianópolis terá foco no combate ao preconceito e à violência

Dessa forma, de 05 a 09 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a ampliação dos horários de agendamento da PrEP. Em torno de 170 novos atendimentos já foram realizados neste mutirão. Qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV pode procurar o serviço, pois para realizar o uso da PrEP é agendada uma consulta e o profissional de saúde indicará e orientará o paciente da forma correta.

O procedimento pode ser realizado em um dos quatro Centro de Testagem e Resposta Rápida: Policlínica Centro (Av Rio Branco, 90); Policlínica Sul (Rodovia SC-405, 682 – 2º andar, ao lado do Terminal do Rio Tavares); Norte (atualmente no Centro de Saúde do Santo Antônio – R. Padre Lourenço s/n – Santo Antônio de Lisboa); e Policlínica Continente (Rua Dr. Heitor Blum, 521 – Estreito – 1º andar). O agendamento ocorre por meio do link bit.ly/agendamentoprep.

Mutirão de testagem para IST e HIV pós-carnaval

Para quem já se expôs aos riscos de contrair IST e HIV a solução é realizar a testagem. Para isso, em Florianópolis, o procedimento pode ser realizado nos Centros de Saúde ou nas Policlínicas municipais (Centro de Testagem e Resposta Rápida). O agendamento pode ser realizado pelo Alô Saúde, no telefone 0800 333 3233, ou pelo link bit.ly/agendamentotesterapidoist.

Ações preventivas e educativas

Como todos nós já sabemos, a melhor solução para não ter que usar nenhuma das medidas acima é a prevenção. Por isso, a Prefeitura de Florianópolis realizou também a entrega de preservativos (internos e externos), géis lubrificantes e material educativo na Capital.

Ao todo, foram entregues 53.136 preservativos em 47 bares, principalmente naqueles localizados na região Centro-leste da Capital (especialmente na região da Hercílio Luz). Além disso, a PMF tem parceria com ONGs para a entrega desses materiais nos demais locais de grande movimentação durante o carnaval.

Fonte: g1.com