Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método de prevenção contra a o HIV indicado para pessoas que têm maior chance de entrar em contato com o vírus.

Piracicaba (SP) teve uma alta de 33,6% no número de moradores que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método de prevenção contra o HIV, indicado para pessoas que têm maior chance de entrar em contato com o vírus que causa a Aids.

Destinado principalmente a profissionais do sexo, pessoas trans, gays, homens que fazem sexo com outros homens (HSH) e casais sorodiferentes (onde um dos parceiros possui HIV), a PrEP atua para evitar a infecção pelo vírus da Aids.

Conforme dados do Ministério da Saúde, atualmente há 155 pessoas em uso da PrEP na cidade. Em dezembro de 2022, eram 116 pessoas. O número de usuários vem aumentando desde 2018 – Veja no gráfico.

 

Número de usuários de PrEP em Piracicaba no primeiro semestre

 

Ainda conforme os dados do MS, 313 pessoas iniciaram tratamento com PrEP em Piracicaba desde 2018 – o número atual é menor porque nem sempre os pacientes permanecem fazendo uso do remédio. Ao todo foram 1.481 dispensações do medicamento.

Somente no primeiro semestre de 2023, 62 pessoas iniciaram o tratamento de profilaxia, quase o dobro do mesmo período que 2022, quando foram 34 pacientes.

Perfil dos usuários

 

Entre os usuários da PrEP em Piracicaba, 89% são homens que se relacionam com outros homens, segundo o Ministério da Saúde. A maioria tem entre 30 e 39 anos. Veja no gráfico.

 

Onde tomar a PrEP em Piracicaba

 

Em Piracicaba, o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) é responsável por tratar assuntos relacionados à saúde sexual. Moradores podem realizar a testagem para infecções sexualmente transmissíveis, passar por atendimento e acompanhamento.

O Cedic fica na Rua do Trabalho, 634, Vila Independência. Agendamento de consulta e outras orientações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-7800.

Como funciona

 

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é indicada para pessoas com maior chance de entrar em contato com o HIV. São elas:

  • Gays
  • Homens que fazem sexo com homens (HSH)
  • Pessoas trans
  • Trabalhadores (as) do sexo
  • Casais sorodiferentes
  • Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição)

Combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), a PrEP impede que o HIV se estabeleça no corpo da pessoa que teve contato com o vírus por meio de relação sexual. A proteção só ocorre, no entanto, se o usuário tomar os comprimidos todos os dias.

A existência de uma medicação eficiente para esse fim, no entanto, não desobriga a orientação e propagação de outros métodos de prevenção, como camisinha e gel lubrificante, por conta do risco de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).