O fascículo de outubro de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra. O Editorial aborda a importância do subcampo de política, planejamento e gestão em saúde, essencial na estrutura da Saúde Pública. Luciana Dias de Lima e Mônica Martins ressaltam a recorrência de temas como políticas de saúde, atenção primária e acesso ao cuidado nas publicações da revista ao longo de quatro décadas.

O fascículo também apresenta um Ensaio sobre os retrocessos nas políticas de HIV/Aids no Brasil durante o governo Bolsonaro, evidenciando o impacto do avanço de um projeto político de extrema-direita. Outro destaque é o artigo O valor simbólico do uso de droga para população em situação de rua: droga que mata e alimenta, que explora o papel do consumo de drogas, em especial o crack, para a população em situação de rua.

Barco grande atendendo população ribeirinha

O artigo Ações intersetoriais e o reconhecimento de uma fonte de cuidado da atenção primária por adolescentes brasileiros analisa como parcerias entre escolas e serviços de Atenção Primária (APS) influenciam a percepção de adolescentes sobre a APS como fonte de cuidado. A edição também inclui o estudo Complicações relacionadas ao aborto no Brasil: resultados da Pesquisa Multinacional sobre Aborto da Organização Mundial da Saúde (MCS-A), que analisou 1.683 casos.

Confira a edição!

Fonte: Fiocruz