O Movimento Nacional das Cidadãs Positivas (MNCP) está lançando a série “Olha Elas – PositHIVas na Mídia”. A iniciativa contará com a publicação de vídeos animados informativos, produzidos no estilo whiteboard, podcasts, seminários, lives, cartilha e muitos cards.

 

O objetivo do trabalho é ampliar as estratégias de advocacy, comunicação e informação sobre os eixos de autocuidado, vacinas, direitos à saúde sexual e reprodutiva, efeitos do HIV e dos antirretrovirais nos corpos femininos.

 

Para o MNCP, a iniciativ é também um meio de superar desafios para a saúde da mulher com HIV/aids, especialmente nesse momento de pandemia e fornecer respaldo sobre fatores estruturais como o desemprego, a falta de acesso aos serviços de saúde e os agravos relacionados ao isolamento (aumento da violência e sobrecarga de trabalhos domésticos) comprometem, sobremaneira, a saúde mental.

 

Segundo as organizadoras, a produção de materiais com mensagens claras, objetivas, linguagem e ferramentas que permitam o entendimento de pessoas leigas é essencial para  escolhas conscientes das mulheres que vivem com o vírus.

 

Dessa forma, para o lançamento oficial do projeto, estarão disponíveis as produções sobre autocuidado. Entre esses cuidados, estão a alimentação, a prática de atividades físicas, vacinação, adesão ao tratamento, consultas e exames, bem como, os aspectos emocionais, relacionamentos, entre outros. A ideia das produções é reforçar que, mesmo vivendo com o vírus, o autocuidado diário garante que as MVHA vivam com mais qualidade.

Este projeto tem o apoio financeiro do Fundo Positivo e as cidadãs Credileuda Azevedo, Silvia Aloia e Fabiana Oliveira estão à frente no desenvolvimento das atividades.

 

Veja o vídeo sobre o projeto: