A DKT International informou na tarde desta sexta-feira (3) o falecimento de Phil Harvey, fundador e presidente do conselho da organização. Ele morreu em casa, aos 83 anos, de causas naturais.

Como cofundador da Population Services International (PSI) em 1970, fundador da DKT International em 1989 e membro fundador do conselho da Marie Stopes International, Phil era apaixonado por garantir que todas as pessoas pudessem determinar seus destinos reprodutivos.

Phil viveu uma vida notável: ele e seu sócio/amigo de longa data Dr. Tim Black começaram a PSI em 1970 e ousadamente, para a época, usaram temas eróticos para promover o planejamento familiar.

Suas convicções inabaláveis em defender a liberdade geraram polêmica ao longo de sua vida e se tornaram o assunto de dois de seus livros, incluindo ‘Let Every Child Be Wanted’, que narrava os esforços de marketing social que ele defendeu e foi pioneiro.

Aliás, defender os direitos dos indivíduos e corrigir erros institucionais foi um tema contínuo em sua vida e se tornou uma de suas principais atividades mais tarde, por meio do DKT Liberty Project.

A filantropia privada de Phil, que chegou a dezenas de milhões de dólares, se espalhou por uma infinidade de organizações que apoiavam sua crença principal na importância do direito de um indivíduo escolher como ele ou ela deve viver a vida.

DKT International

A DKT International é uma organização registrada sem fins lucrativos fundada em 1989 para concentrar o poder do marketing social em alguns dos maiores países com as maiores necessidades de planejamento familiar, prevenção do HIV / AIDS e aborto seguro. Ao fazer isso, a DKT alcançou um tremendo impacto na saúde e de maneira econômica. Embora trabalhe principalmente no setor privado, também apoiam o setor público, muitas vezes em parceria com unidades de saúde do governo para atingir o mercado total.

Cinco dos dez maiores programas de marketing social anticoncepcional do mundo são programas de DKT. Em 2020, a DKT tinha escritórios em 24 países, com presença de vendas em 60 países.

A DKT é uma ONG que pensa como um negócio, utilizando habilidades de negócios para lidar com problemas sociais, nomeadamente mortalidade materna e infantil e HIV/aids. A organização cria marcas de anticoncepcionais e outros produtos de saúde para anunciar e vender como bens de consumo. Eles constataram que essa abordagem inspira mais pessoas a usar anticoncepcionais, já que muitas pessoas preferem acessar esses serviços por meio do setor privado.

O nome DKT foi escolhido em homenagem ao indiano Dharmindra Kumar (Deep) Tyagi, pioneiro em projetos de Planejamento Familiar e responsável pela motivação pública e pelos aspectos educativos do programa na Índia nos anos 60.

A DKT International está presente no Brasil, Camarões, Chile, China, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Costa Rica, Egito, El Salvador, Etiópia, Filipinas, Gana, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, México, Myanmar, Moçambique, Mumbai, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, República Dominicana, Senegal, Tailândia, Tanzânia, Turquia, Uganda, Uruguai, Venezuela e Vietnã.

A organização foi reconhecida como a instituição sem fins lucrativos com base nos EUA com o maior nível de excelência em gestão financeira. O prestígio veio da Charity Navigator, considerada a melhor auditora de empresas filantrópica das Américas, que trabalha avaliando os processos fiscais de mais de 5.500 das maiores instituições de caridade do mercado norte-americano – um feito alcançado por apenas 4% dessas organizações.

DKT do Brasil

A DKT do Brasil, subsidiária da DKT Internacional, atua no País desde 1990 e contribui de forma efetiva para conscientizar a população sobre a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Foi a primeira empresa a comercializar preservativos femininos no Brasil, garantindo total segurança e autonomia para as mulheres. Em 1999, lançou os primeiros preservativos coloridos e aromatizados, trazendo mais diversão para os casais brasileiros. Nesse mesmo ano, passou a vender os preservativos texturizados, até então inéditos no mercado nacional. Em 2010, a DKT do Brasil foi novamente pioneira e trouxe para o País a primeira linha de preservativos com sabor, não apenas com aroma.

A DKT do Brasil é detentora das marcas Prudence, Sutra e Andalan, contemplando a maior linha de camisinhas do mercado, além de outros produtos como DIUs (anticonceptivos intrauterinos), géis lubrificantes, estimuladores, coletor menstrual descartável e lenço umedecido. A ampla variedade de produtos oferece, além de proteção, benefícios extras que proporcionam mais prazer ao casal e incentivam as pessoas a praticarem sexo com segurança.

Fonte: DKT International