Evento contou com a participação de pesquisadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil

IMG_20241023_101614430_AE.jpg

Durante os dias 22 e 23, profissionais de saúde de todos os estados e do Distrito Federal participaram da I Oficina Nacional de Atualização do Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes, em Brasília.

Temas como transmissão vertical, imunizações, diagnóstico, coinfecção de tuberculose latente e profilaxias foram abordados nas palestras e estudos de casos clínicos apresentados por técnicos do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), pesquisadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil.

A atividade de qualificação foi realizada pela Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA) do Departamento, por meio do Núcleo de Cuidado e Qualidade de Vida de PVHA, com o objetivo de atualizar os(as) profissionais responsáveis pelo manejo de recém nascidos e crianças expostas ao HIV, bem como de crianças e adolescentes que vivem com HIV ou aids.

O coordenador-geral da CGHA, Artur Kalichman, enfatiza a necessidade de qualificação da rede de cuidados. “Essa é uma primeira oficina de atualização direcionada para o cuidado de crianças e adolescentes, desde a retomada de treinamentos que ocorreu ao longo deste ano”, aponta. “Estamos empenhados em realizar atividades nesse modelo para que cada vez mais as práticas dos profissionais de saúde estejam alinhadas às recomendações dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs)”.

Entre os demais destaques da CGHA durante a Oficina, Artur destaca o reforço da infecto pediatria na equipe para o auxílio das ações e estratégias voltadas a crianças e adolescentes. “Os profissionais da linha de cuidados podem contar com o apoio das áreas técnicas do Dathi para implementar as estratégias de eliminação do HIV e da aids em seus territórios”, afirma.

Sistemas de Informação

Durante o evento, a equipe da CGHA destacou a importância do uso de sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde, como o Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) e o Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com o HIV/Aids (Simc).

Ambos os sistemas estão disponíveis no site do Dathi e são utilizados para a gestão das ações e estratégias nos territórios por meio de bases de dados atualizadas sobre o fornecimento de medicamentos às pessoas em terapia antirretroviral (Tarv) e a adesão ao tratamento antirretroviral de pessoas vivendo com HIV ou aids.

O acesso aos sistemas é realizado mediante autorização e cadastramento de login e senha dos profissionais que farão uso nos serviços de saúde, dos gestores estaduais, municipais e do Dathi.

Fonte: DATHI / Ministério da Saúde