Mesmo antes de ser anunciada, Nísia Trindade já começa a montar equipe no Ministério da Saúde

Escolhida pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério da Saúde, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, já começou a montar a sua equipe para o segundo escalão da pasta. De acordo com aliados, Nísia aguarda apenas o anúncio de Lula confirmando sua indicação para o comando do ministério para, em seguida, confirmar os demais nomes da pasta.

A lista de selecionados inclui a professora da USP Ana Estela Haddad, casada com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A intenção é que Ana Estela assuma o que pode ser uma nova Secretaria de Saúde Digital –atualmente a estrutura é um departamento da pasta. Na última segunda-feira, Ana Estela participou de uma reunião com membros da transição da área da Saúde, incluindo Nísia, e falou sobre saúde digital. A professora, que atua na área da odontologia, já foi Diretora de Gestão da Educação na Saúde na pasta entre 2005 e 2012.

Apesar de já ter seus nomes favoritos, aliados consideram que ainda haverá uma larga distância para que a futura ministra consiga de fato nomear seus escolhidos. Isso porque forças partidárias até agora alijadas do comando do cobiçado ministério pressionarão por maior participação na pasta. A leitura é que dificilmente Nísia conseguirá ter um ministério de “porteira fechada”, no qual defina todos os cargos sem concessões.

O ex-secretário executivo da Casa Civil durante o primeiro governo Lula, Swedenberger do Nascimento Barbosa, é outro na lista dos sonhos de Nísia. Ele tem preferência para ser o número 2 da pasta, chefiando a secretaria-executiva do Ministério da Saúde. Barbosa é doutor em ciências da Saúde pela UnB e assessor na Fiocruz-Brasília. O atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, está cotado para assumir a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Fernandes foi uma das principais lideranças na área da saúde durante a pandemia de Covid-19, marcando oposição às medidas tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

Outros nomes são citados por aliados como possíveis membros da equipe dos sonhos de Nísia: Helvécio Miranda, na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES); Carlos Gadelha, para a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (Sctie); Isabela Pinto, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Apoios de Janja e Padilha

A futura ministra tem tentado blindar a escolha de cargos para a pasta e afirmado a interlocutores que possui liberdade para indicar os nomes de sua preferência. A socióloga tem dito àqueles que oferecem ajuda para montagem da equipe que já tem em mente quem deve compor sua gestão.

De acordo com interlocutores da futura ministra e integrantes do PT, Nísia está montando a equipe em parceria com o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), que atuou por seu nome junto ao presidente Lula. Nísia também recebeu o apoio da primeira-dama, Janja da Silva, que tem boa relação com Padilha, e o médico de Lula, Roberto Kalil. Além disso, a possibilidade de ter a primeira mulher da história a comandar o Ministério da Saúde saltou aos olhos de Janja, que tem tentado promover equidade de gênero nas escolhas para a Esplanada.

Apesar dos apoios de peso, aliados consideram que, ao ser oficializada no comando do Ministério da Saúde, Nísia não conseguirá segurar as disputas por poder na pasta e terá de ceder ao menos em parte à pressão política por nomeação de cargos no segundo escalão. O Ministério da Saúde é uma das pastas mais cobiçadas da Esplanada e a demora em anunciar Nísia estaria relacionada à necessidade de manter poder de barganha junto ao Congresso na votação da PEC da Transição.

Indicada por duas entidades, a baiana Luzia Pataxó é um possível nome para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), mas essa possibilidade desagrada lideranças indígenas na saúde. Após descobrirem a recomendação encaminhada a Lula, presidentes dos 34 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI) assinaram uma manifestação em oposição. Eles também pedem espaço para conversar com a nova ministra antes da escolha de quem assumirá a pasta.

Na manifestação, os Conselhos Distritais dizem que Luzia não dialoga com “os anseios dos indígenas do Brasil”. Enfermeira, a indígena Pataxó Luzia Silva Matos já foi coordenadora distrital de saúde indígena da Bahia e também já passou pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro. Atualmente, integra o grupo de transição dos Povos Originários.

 

Fonte: O Globo