Nesta terça-feira (16), a partir das 21h, a Agência Aids apresenta a live “Saúde integral da mulher e práticas integrativas e complementares em saúde”, produzida pelo Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP). A proposta é discutir os benefícios para a saúde integral das mulheres de forma física, mental, emocional e espiritual, em especial, no que diz respeito às mulheres vivendo com HIV, e como essas práticas podem minimizar, atenuar ou complementar os tratamentos tradicionais da medicina.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Conheça as convidadas da live:

Jacqueline Côrtes

É integrante do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas (MNCP) e do Movimento Latino-americano e do Caribe de Mulheres Positivas (MLCM+). Mulher transgênero, mãe e soropositiva, também já atuou no Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). No filme “Meu Nome é Jacque”, sua história fica evidente ao retratar o longo caminho percorrido por Jacque rumo à sua identificação como mulher trans à descoberta, em 1994, de que vivia com HIV.

Margarete Mota

Naturológa e Terapeuta Ayurveda, atua na área da saúde integrativa com ênfase no equilíbrio físico e emocional. Bacharel em Naturologia e Formação Superior em Fitoterapia, pós-graduanda em Fitoterapia Clínica, mestranda em Biologia Química , pesquisadora do Centro de Estudos Etnobotânicos e Etonofarmacológicos.

 

Helena Amaral

Psicóloga clínica, Helena Amaral é especialista em terapia floral, possui também ampla certificação em cursos de florais nacionais e internacionais. É professora autorizada dos sistemas Florais de Bach pela Healing Essências Florais, Florais Filhas de Gaia e Florais de Minas. Trabalha com o estudo das emoções, do autoconhecimento e do poder curador das flores.

Serviço

LIVE ÀS TERÇAS: Saúde integral da mulher e práticas integrativas e complementares em saúde

Quando: Terça-feira, 16 de agosto de 2022

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids

Youtube: https://www.youtube.com/c/AgenciaAids/videos

 

Redação da Agência de Notícias da Aids