Nesta terça-feira (14), a partir das 21h, você vai conhecer a história e a atuação de uma das mais importantes instituições do movimento social de HIV/aids do Brasil: o Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP).

O FOAESP é um colegiado que reúne organizações com atuação no campo da aids, direitos humanos e saúde pública no estado. Foi criado em1996 e fundado em outubro de 1997. Hoje é formado por mais de uma centena de organizações atuando nas esferas estadual, regional e nacional, principalmente no controle social das políticas públicas, na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), na ampliação de ações de prevenção ao HIV e outras coinfecções e na garantia de direitos das pessoas que vivem com HIV e aids.

Conheça nossos convidados:

Rodrigo Pinheiro

Rodrigo Pinheiro é presidente do Foaesp. Foi Conselheiro Nacional de Saúde e hoje é integrante da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Carla Diana

Carla Diana é assistente social, Coordenadora da Associação Prudentina de Incentivo à Vida (APIV), de Presidente Prudente (SP) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Prudente. Participa ativamente do Foaesp desde 2014 e atualmente é vice-presidente.

 

Rubens Duda

Rubens Duda é um dos fundadores do Foaesp. O Fórum surgiu em 1997, composto por 22 organizações. Duda foi o primeiro presidente do Fórum, de 1997 a 2001. Foi novamente presidente entre os anos de 2004 e 2005.

 

Alberto Carlos Andreone de Souza

Alberto Carlos Andreone de Souza tem 56 anos e 22 de sorologia. É militante desde 1.999, em HIV/aids e LGBTQIA+.  Membro do Conselho Municipal de Saúde, lgbtqia+, foi membro por dois anos do GT Unaids, pelo Fórum das ONGs Aids do Estado de São Paulo, do qual foi secretário da executiva da diretoria. É presidente da ONG RNP+ Sol da cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo.  Ele e seu companheiro Isaías foram o primeiro casal homoafetivo a se casar em Araraquara e o segundo no Estado de São Paulo. Alberto é graduado em Estudos Sociais e atualmente é gestor de projetos em IST, HIV/ aids e hepatites virais do município de Araraquara.

 

Redação Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

 

LIVE: “Mobilização social e ativismo em rede: a atuação do Foaesp”

Quando: Terça-feira, 14 de setembro de 2021

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

– TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

– Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids

– Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqBcEcgx8QaU–YfJHojVfg