O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, está confirmado como o vencedor da eleição realizada neste início de novembro. O mundo acompanhou a decisão voto a voto. Biden se comprometeu a lutar pelos direitos humanos e a favor das pessoas vivendo com HIV/aids e LGBTIA+.

Ele prometeu, por exemplo, reverter as políticas do Departamento de Defesa que perpetuam a estigmatização e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV.

Sobre o acesso ao tratamento para pessoas com HIV/aids e financiamento para pesquisas no tema, Biden afirmou se comprometer com o fim da epidemia de HIV/aids até 2025. Esta estratégia consiste no objetivo de reduzir o número de novos casos de HIV, enquanto aumenta o acesso ao tratamento e elimina o acesso desigual a serviços e apoios.

Para conversar sobre as expectativas e as promessas de Biden em relação às pessoas vivendo com HIV/aids, a Agência Aids realiza a live: “Eleição de Joe Biden: esperança no combate à aids no mundo?”

Confira abaixo os convidados da jornalista Roseli Tardelli para conversar sobre o tema:

 

Dr. Fábio Mesquita (Mianmar)

Médico infectologista, membro do corpo técnico do Departamento de HIV e Hepatites Virais da OMS, atualmente em Myanmar. Entre 2013 e 2016, foi diretor do então Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Já coordenou os Programas Municipais de DST/Aids em Santos, São Vicente e São Paulo.

 

 

 

João Nemi Neto (Nova York – EUA)

Professor de português na Columbia University em Nova York desde 2012. Sua pesquisa lida com questões ligadas ao movimento LGBTQ, estigma e diversidade. Ele escreve sobre cinema queer no Brasil e representações LGBTQ na telenovela brasileira. Seu próximo livro “Anthropophagic Queer: Brazilian Contemporary Cinema” sai no final de 2020 pela Wayne State University Press. Ele já publicou sobre Herbert Daniel e o estigma da aids, telenovela brasileira e pedagogia queer. João também escreve ficção com o nome João Maria Cícero. Seus trabalhos estão disponíveis no site com o mesmo nome.

 

Tatiana Pronin (Nova York – EUA)

É jornalista de saúde há quase 20 anos. Foi editora no portal UOL (Universo Online), repórter da revista VivaSaúde e do jornal Valor Econômico, além de já ter atuado como produtora de TV e aassessora de comunicação. Atualmente é editora do site do Dr. Jairo Bouer (doutorjairo.uol.com.br), correspondente freelancer e também atua como intérprete médica na cidade de Nova York, onde vive há 5 anos.

 

 

Serviço:

Live: Eleição de Joe Biden: esperança no combate à aids no mundo?

Quando: Terça-feira, 17 de novembro de 2020

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

YouTube: https://youtu.be/ziupqEcowtk

Facebook: t.ly/hJRb

 

Redação Agência de Notícias da Aids