São Paulo vai receber neste mês jovens de vários estados para o 1º Seminário Regional de Transmissão Vertical e Infecção de HIV na Adolescência. Organizado pela Rede Estadual de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids do Estado de São Paulo (RJSP+), o evento vai acontecer entre os dias 20 e 23 de setembro. Nesta semana, os responsáveis pelo seminário lançaram um financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha, para custear “a sistematização das informações, os registros de comunicação, atividades culturais, ajuda de custo para os oficineiros, alimentação, entre outros.

De acordo com o grupo, a vaquinha está sendo realizada porque um apoiador internacional recuou. “Mesmo com o apoio do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo, através do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e da ICW Global, ainda não conseguimos alcançar a quantia necessária para a realização do evento. Por isso, solicitamos ajuda à todos e todas que possam nos apoiar para a realização da atividade que visa estruturar agendas com foco no tema e construção de proposições para os governos afim de subsidiar políticas públicas para esse grupo populacional”, diz o comunicado.

A ideia do evento é reunir 70 jovens para debater a importância da promoção de espaço de acolhimento e escuta para adolescentes e jovens que nasceram com HIV ou se infectaram na infância ou adolescência, promoção de mapeamento dos casos para monitoramento, promoção do diálogo estratégico que tenham por base os efeitos colaterais dos antirretrovirais e sua minimização.

Além disso, também serão debatidas a estruturação de agenda para a efetivação dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, construção de estratégias de auto cuidado para evitar o adoecimento e óbitos em decorrência aids, construção de proposições para os governos e construção de carta com demandas e propostas dos jovens participantes para firmar comprometimento das instâncias envolvidas.

O seminário acontece em parceria com a Rede Latino Americana e Caribenha de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (J+LAC), Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids (RNAJVHA), Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), Fundação Poder Jovem, Coletivo Amem, Grupo de Incentivo à Vida (GIV) e Associação Civil Anima.

Os interessados em contribuir com o Seminário podem doar o valor que quiser. O grupo precisa arrecadar 24 mil reais. Clique aqui, faça sua doação e fique por dentro de mais informações.

Redação da Agência de Notícias da Aids