Jacqueline Rocha Côrtes, que morreu aos 64 anos no dia 14 de agosto deste ano, em São Paulo, recebeu mais uma homenagem pelo seu compromisso, dedicação e ativismo. A parada cardíaca que causou a morte da incansável ativista do movimento contra a AIDS interrompeu sua presença física, mas não apagou sua memória de nossos corações.

Mãe de Luara e Gilson, professora de inglês e ex-funcionária da ONU, Jacqueline iniciou sua trajetória em Niterói, Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro de 1960. Sua vida foi marcada por inúmeros momentos de renascimento e transformação.

Um vídeo produzido pelo Fundo Positivo está circulando entre ativistas de todo o Brasil. Compartilhamos esta homenagem para que todos possam conhecer e reverenciar a memória de uma pessoa lutadora, doce, parceira, firme, lúcida, dedicada e coerente.

“A ideia surgiu durante nosso evento em Salvador, quando pensei em homenageá-la, pois tudo havia acontecido muito recentemente. Fiquei sabendo que, durante o velório dela, poucas pessoas do movimento social puderam se despedir. Como nosso evento ocorreu logo após o velório, decidi fazer uma singela homenagem. Fizemos tudo em uma hora. Eu gravei o texto e meu colega montou o vídeo. Eu gostava muito da Jacque; conversávamos sobre tudo. Como ela também era professora, falávamos sobre nossos espaços no campo da Educação,” informa Marina Reidel, Coordenadora LGBTQIA+ do Fundo Positivo e idealizadora do vídeo.

Sobre o Fundo Positivo

O Fundo Positivo mobiliza recursos por meio de diversas fontes financeiras e os repassa a organizações em todo o território nacional por meio de editais públicos. Fundado em 2014, o Fundo inicialmente focava em HIV/Aids, mas hoje atua em diversas áreas, sendo reconhecido como uma das 10 maiores organizações do Brasil, segundo o jornal Valor Econômico. Ao todo, já foram lançados 11 editais, apoiando o trabalho de mais de 200 organizações. A atuação do Fundo Positivo é reconhecida como uma experiência de sucesso no fortalecimento da sociedade civil, auxiliando nas respostas ao enfrentamento das desigualdades em saúde, na defesa do direito à saúde pública universal, integral e equânime, na prevenção e assistência às pessoas vivendo com ISTs/HIV/aids, na saúde sexual e reprodutiva, na inclusão social e na diversidade.

Harley Henriques do Nascimento, fundador do Fundo Positivo, é administrador de empresas com mestrado em Administração de Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Ele é o diretor executivo do Fundo Positivo, além de Fellow da Ashoka e líder da Avina.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista

Site: https://fundopositivo.org.br