O documentário “Carta Para Além dos Muros”, com data de estreia prevista para abril de 2019, acaba de ganhar trailer. Contando com depoimentos de pessoas como Dráuzio Varella, Esper Kallas, Lucinha Araújo e Wanessa Camargo, o documentário é uma investigação que busca entender a disparidade entre a evolução no tratamento do HIV e a mentalidade em relação à infecção, refazendo a cronologia da epidemia no país, com imagens de arquivo e depoimentos de pessoas que vivem com HIV e seus familiares, autoridades, especialistas e personalidades, e os desafios que ainda são enfrentados em relação ao estigma e à discriminação.  

O filme reconstrói a trajetória do HIV e da aids com foco no Brasil, por meio de entrevistas com médicos, ativistas, pessoas vivendo com HIV e diversos outros atores, além de farto material de arquivo. Do pavor inicial às campanhas de conscientização, passando pela discriminação imposta aos doentes, o documentário mostra como a sociedade encarou essa epidemia devastadora ao longo de duas décadas. Com base nessa abordagem histórica, o filme trata do modo como o HIV é encarado na sociedade atual, revelando um quadro de desinformação e discriminação persistentes, que atingem sobretudo as populações mais vulneráveis. 

Idealizado pelo diretor André Canto, ‘Carta Para Além dos Muros’ é um projeto ousado. Para ele, vivemos com a perigosa percepção de que a aids é coisa do passado, quando na verdade ela é mais presente do que se imagina. De acordo com o Ministério da Saúde, das mais de 32 mil infecções que ocorreram em 2015, 24% delas foram entre jovens de 15 e 24 anos, pois muitos deles ficaram longe das informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e nem passaram pelo auge da epidemia, tendo menos conhecimento sobre a gravidade do vírus e da infecção. 

“De fato, com a evolução do tratamento, muitas pessoas vivendo com HIV tem a oportunidade de passar uma vida toda sem jamais desenvolver a síndrome conhecida como aids. Mesmo assim, o estigma, a discriminação e a desinformação ainda cercam o tema, trazendo consigo consequências trágicas como o aumento da epidemia entre jovens e a discriminação flagrante de pessoas que vivem com HIV como se fossem párias dentro de nossa sociedade, sujeitas a situações de vergonha e exclusão.”

Confira o trailer: