Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que é celebrado anualmente em 1º de dezembro, o Instituto Vida Nova, ONG que acolhe pessoas vivendo com HIV/aids no extremo leste de São Paulo, fez uma programação extensa, com atividades que reforçam a luta contra o estigma e a discriminação, além de amplificar informações para a população no geral. Entre essas atividades, o destaque é o concurso Miss & Mister Pessoa Vivendo com HIV, inédito no Brasil, em 6 de dezembro.

Entre ações que serão realizadas estão: Lives, Exposição I=I, Instalação de Outdoor, Palestras, Manifestação, Difusão de informações nas mídias do Metrô e CPTM.

No concurso Miss & Mister visa enaltecer a beleza plural de pessoas vivendo com HIV/aids, valorizar autoestima, bem como quebrar as barreiras do estigma e preconceitos relacionados à estes corpos.

Com abertura da Banda da Guarda Civil Metropolitana de Itaquaquecetuba e outras atrações artísticas, os jurados do concurso são membros do movimento de aids, gestores, apoiadores e patrocinadores. Os ganhadores do título, receberão coroas, faixas, premiações em dinheiro e estarão por um ano representando o concurso em eventos.

“A maior contribuição é dar espaço para que essas pessoas tenham voz, se mostrem, sejam reconhecidas e tenham coragem de fazer o que gostam, que é estar em um palco, em uma passarela representando e principalmente tendo a valorização da autoestima como premissa de qualidade de vida”, dividiu Américo Nunes.

Confira a programação completa das ações que estão sendo realizadas pelo Instituto Vida Nova:

* De 21/11 a 01/12 – Nas telas digitais do Metrô – CPTM e Rádio Transamérica; informações alusivas contra o estigma e preconceito no contexto da aids.

Nenhuma descrição de foto disponível.

* 25/11 a 25/12 – Outdoor; exibição durante 30 dias, com publicidade em um outdoor de 12 metros na Rodovia Anhanguera e Rodovia dos Bandeirantes, com informações do DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS – É possível viver com HIV/aids. Sem preconceito, sem discriminação.

* 28/11 a 03/12 – Exposição I=I; Expo I=I, rodas de conversa e conscientização no dia 1º de dezembro no SENAC São Miguel Paulista.

* 28/11 – Live às 18 horas; Fatos que marcaram a história da aids, disponível no Canal Vida Nova Com Você no Youtube.

* 28/11 – Palestras; Conscientização sobre o 1º de dezembro, diversidade, identidade de gênero e prevenção combinada do HIV, no SENAC São Miguel Paulista e escolas da região.

* 30/11 a 01/12 – TV minuto da CPTM; Exibição de vídeo animado sobre 1º de dezembro.

* 30/11 – Postagens nas redes sociais do Instituto Vida Nova sobre 1º de dezembro às 15h; profissionais do instituto farão postagens no Tik Tok.

* 30/11 – Podcast “Fala Comigo”; com o tema 1º de dezembro “Viver com HIV me fez mais forte”.

* 01/12 – Manifestação no Hospital Emílio Ribas; Pela qualidade do serviço, pela morosidade da reforma, pela melhoria da assistência, pela contratação de médicos, pela demora de exames, pela política de ISR/aids, por novas tecnologias de tratamento.

* 01/12 – Trio Elétrico; Ação de 6 horas percorrendo os bairros Itaim Paulista, São Miguel e Ermelino Matarazzo da região leste pela Av. Marechal Tito.

* 01/12 – Live com o tema: “Não basta se indignar, é preciso fazer alguma coisa”. Perspectiva de viver com HIV nos próximos anos, incorporação de novos ARV-Assistência e prevenção.

* 6/12 – 1º CONCURSO de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA); MISS e MISTER PVHA – inédito no Brasil.

 

Dica de entrevista

Instituto Vida Nova

E-mail: ividanova2@gmail.com

Tel: (11) 2297-1516