O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) manifesta seu profundo consternamento com a notícia do falecimento do ativista Jorge Beloqui – Professor Sênior do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

O Movimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids perde um dos mais importantes militantes e promotores de ações de tratamento e prevenção do HIV/aids no país.

Nascido na Argentina, Beloqui dedicou boa parte da sua vida a colaborar na construção de um capítulo à parte no enfrentamento à epidemia no Brasil, atuando em variadas frentes.

Além de ser um dos fundadores do Grupo Pela Vidda, em São Paulo, integrou a direção do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), foi pesquisador do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids-USP e membro do Conselho de Curadores da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. Também atuou como representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV no Grupo Temático do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids e foi editor do Boletim Vacinas Anti-HIV. Ele participou ainda em diversas ocasiões da Comissão Nacional de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Cnaids), do Ministério da Saúde.

Manifestamos publicamente a nossa consternação ao tempo em que estendemos a nossa solidariedade a todos os familiares, amigos, colegas e ao movimento de pessoas que vivem com HIV/aids, na certeza de que Beloqui se perpetuará em nossos corações pelas lutas e conquistas que contribuíram para a construção e solidificação da resposta brasileira ao HIV/aids.