Os Fóruns das ONGs/Aids de São Paulo, Amazonas e Rio Grande do Sul divulgaram esta semana notas de repúdio em relação à fake news divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro que relaciona infecções por aids à vacinação contra a Covid-19. Na visão dos fóruns a declaração do presidente dificulta as ações de enfrentamento à pandemia, deseduca a população e desqualifica os esforços de cientistas e profissionais de saúde. Confira as notas na íntegra:

 

“FOAESP REPUDIA FALA DO PRESIDENTE ASSOCIANDO VACINA CONTRA A COVID-19 E HIV

O Fórum das Ong/Aids do estado de São Paulo (Foaesp), iniciativa pioneira, criada em 1996 e juridicamente constituída em 1997, que atualmente reúne 97 Organizações Não-governamentais parceiras na luta pela cidadania e direitos das pessoas vivendo com HIV/aids e hepatites virais associadas em todo o estado de São Paulo, repudia a fala do presidente da República na semana passada, falsamente associando vacina de Covid-19 e aids.

Em sua live semanal, o presidente da República, sem qualquer embasamento científico ou evidência, afirmou que, após tomarem a vacina contra a Covid-19, as pessoas “desenvolviam aids muito mais rápido que o previsto”.

Pesquisadores, médicos, especialistas e ativistas consideram a fala absurda. As plataformas Facebook e Instagram retiraram o vídeo do ar. As fake news divulgadas pelo presidente dificultam as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, desestimulam as pessoas a se vacinarem e aumentam o estigma e o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV/aids.

Não há qualquer relação entre a vacina contra a Covid-19 e o vírus da aids. Pessoas vivendo com HIV/aids devem, inclusive, tomar a terceira dose do imunizante.”

 

Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil

“NOTA DE REPUDIO 

O Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil (OSC), IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais   e Tuberculose, é um Fórum social iniciado em 2002 que visa o fortalecimento das organizações da sociedade civil (ONG/Rede/Movimentos) há qual agregamos ONG – LGBTQIA+, Rede de Pessoas Vivendo com HIV (RNP, Rede de Jovens+AM,  MNCP  e  RNTTHP)  no Estado do Amazonas, que lutam em suas bases pela melhoria do sistema único de saúde, pela equidade social e qualidade de vida, POR MEIO DESTA, manifestamos nosso repúdio ao pronunciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro.

No dia 24 de março o Brasil registrou 46 mortos e 2.247 casos confirmados do novo Coronavírus (COVID-19) e o presidente, em rede nacional, falou novamente que as medidas que alguns estados e municípios vêm tomando refletem histeria. Afirmou que as pessoas em confinamento social devem voltar a circular, que as escolas devem voltar às aulas, que o comércio deve voltar a funcionar e que somente as pessoas idosas devem permanecer em quarentena. Nesta irresponsável fala, ele deseduca a população sobre o isolamento social, desqualifica todos os esforços de pesquisadores/as, dos/as profissionais de saúde de todo o Brasil, assim como do Ministério da Saúde para achatar a curva da pandemia e viabilizar   o atendimento adequado nas unidades de saúde. Além de banalizar a vida humana e desconsiderar o sofrimento das pessoas e seus familiares que estão doentes e que morreram por causa da COVID-19.

Em sua live semanal, o presidente da República, sem qualquer embasamento científico ou evidência, afirmou que, após tomarem a vacina contra a Covid-19, as pessoas “DESENVOLVIAM AIDS MUITO MAIS RÁPIDO QUE O PREVISTO”.

Pesquisadores, médicos, especialistas e ativistas consideram a fala absurda. As plataformas Facebook e Instagram retiraram o vídeo do ar. As fake news divulgadas pelo presidente dificultam as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, desestimulam as pessoas a se vacinarem e aumentam o estigma e o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV/aids.

Não há qualquer relação entre a vacina contra a Covid-19 e o vírus da aids. Pessoas vivendo com

HIV/aids devem, inclusive, tomar a terceira dose do imunizante.

Repudiamos todo tipo de manifestação contrária à Constituição Federal, ao SUS, à ciência e à dignidade humana. Reforçamos nosso papel enquanto cidadãs na defesa intransigente da democracia e dos direitos humanos.”

 

COORDENAÇÃO EXECUTIVA ESTADUAL 

Fórum Amazonas  das Organizações da Sociedade Civil (OSC), IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose”

 

“NOTA DE REPÚDIO À DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

FÓRUM ONG AIDS RS, fundado em 28 de agosto de 1999, é uma instância de articulação política de ONGs do movimento social de enfrentamento a epidemia de HIV/Aids, ISTs, tuberculosee hepatites virais, que discute e fomenta políticas públicas na área da saúde e pela garantia dos direitos humanos. Atualmente, compõe-se de cerca de 52 organizações da sociedade civil, movimentos e redes de pessoas vivendo com os citados agravos, no Estado do RS.

O Fórum Ong aids RS vem a público manifestar o seu REPÚDIO ao Presidente da República Jair Bolsonaro, que em live realizada no dia 21 p.p., sugere haver relação entre as vacinas contraa Covid-19 e o desenvolvimento da Aids, atribuindo essa informação a um relatório do Reino Unido e disseminando, mais uma vez,  fake  news  em  uma  postura  lamentável  que  denota falta de conhecimento e de compromisso com a verdade.

A notícia foi desmentida pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, que segundo o Portal G1 < https://glo.bo/3b3JEBz >, afirmou que a publicação em que o Presidente se baseia não é verdade, salientando ainda que “as vacinas contra a Covid-19 não causam aids”.

Em comunicado a Sociedade Brasileira de Infectologia afirma que não há qualquer relação entre as vacinas contra a Covid-19 e o desenvolvimento de Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) e repudiam notícias falsas que citem essa associação inexistente.

No momento que o Brasil ultrapassa os seiscentos mil mortos, a fala do Presidente induz, fortemente, as pessoas a não se vacinarem, negando assim os avanços comprovados pela ciênciae que estão impactando no número de óbitos por Covid-19. A fake news apresentada pelo Presidente tem somente o intuito de provocar o pânico na população.

Salientamos que a vacina, aliada ao uso de máscara, álcool gel e respeito aos protocolos de distanciamento são as efetivas medidas contra a Covid-19 e que devem ser seguidas por todos, nossa responsabilidade é com a verdade e a ciência.

O Fórum Ong aids RS se manifesta contrário às fakes news, contrário à cultura do pânico, contrário à disseminação do ódio e caos social.

 

Porto Alegre, 24 de outubro de 2021.

Coordenação do Fórum de Ongs Aids do RS”

 

Redação Agência de Notícias da Aids

 

Dica de Entrevista:

 

Fórum das ONG/aids SP

E-mail: forumongsp@forumaidssp.org.br

Tel. (11) 3334-0704

 

Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil

E-mail: forumdstaidsam@gmail.com

facebook: @forumoscaidsam

 

Coordenação do Fórum de ONG/Aids do RS 

E-mail: coordenacao@forumongaidsrs.org