Nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), o Espaço Hakka Eventos sedia o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids, organizado pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids. O evento reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater diretrizes e políticas públicas voltadas ao combate das ISTs e HIV/Aids no estado de São Paulo.

A abertura oficial contou com a participação de Artur O. Kalichman, do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST da SVSA/MS, que ressaltou os avanços e desafios na implementação das políticas nacionais. Rodrigo Pinheiro, do Fórum de ONG/Aids de SP, enfatizou a necessidade de apoio contínuo às organizações não governamentais.

Jéssica Pires Camargo, da Coordenação de Controle das Doenças/SES SP, e Fabiana de Oliveira, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas de SP, trouxeram valiosas perspectivas sobre coordenação e mobilização comunitária.

Alexandre Gonçalves, Diretor do CRT falou sobre o compromisso do estado em eliminar a AIDS até 2030 e as estratégias de prevenção e tratamento em parceria com a sociedade civil.

Após a abertura, Artur O. Kalichman conduziu a conferência sobre as diretrizes nacionais e o Plano Nacional de Eliminação da AIDS, que inclui:

1. Ampliar o acesso às ações de promoção, prevenção combinada, educação e comunicação em saúde.

2. Qualificar a oferta de diagnóstico e estratégias de vinculação ao HIV/Aids.

3. Melhorar o acesso ao cuidado integral e a vinculação e retenção ao tratamento.

4. Fortalecer a integração da sociedade civil, reduzindo o estigma e a discriminação.

5. Eliminar a transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública.

O Fórum continua ao longo do dia, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento das redes de colaboração essenciais para o sucesso das políticas de saúde pública no combate às IST/Aids.