Neste domingo (28) comemora-se o Dia Internacional do Orgulho Gay, no entanto, por conta da pandemia do coronavírus, todas as atividades que provocam aglomerações foram remarcadas ou canceladas.

A escolha do mês de junho para celebrar a diversidade acontece em homenagem à Revolta de Stonewall. Em 28 de junho de 1969, uma batida policial no lendário bar Stonewall Inn encontrou pela primeira vez resistência por parte dos frequentadores (ações policiais eram comuns na época). Durante a truculenta operação da polícia, pessoas que estavam no local mas foram liberadas, além de uma multidão que se aglomerou para assistir ao que estava acontecendo, se juntaram e reagiram.

Para comemorar a data, diversos eventos online acontecem neste final de semana. Confira abaixo:

Global Pride
No sábado (27), às 2h, começou o evento que celebra o orgulho LGBT e representa as cerca de 500 paradas canceladas ao redor do mundo por causa da pandemia. Organizações de vários países juntam forças e, por 24 h, transmitem shows e depoimentos de membros da comunidade e aliados, como Pabllo Vittar, Olivia Newton-John, Courtney Act, Adam Lambert, Justin Trudeau e Joe Biden.
No site: globalpride2020.org/watch ou no YouTube: @todrickhall

Orgulho Incancelável
O coletivo Batekoo faz live que começa às 15h no domingo (28) e arrecada doações para a instituição de acolhimento Casa 1. Ao longo do dia, a programação inclui aula de dança de pancadão style com Maiwsi Yama (15h30), talk com Luna Ákira, uma das pioneiras da cultura ballroom no Brasil (16h), DJ set do residente da Batekoo, Freshprincedabahia (16h30), e show de As Bahias e a Cozinha Mineira (21h), entre outros.
YouTube: @batekoo

Pabllo Vittar
A drag queen mais famosa do Brasil comanda a live Pride with Pabllo & Friends no domingo (28). A partir das 17h, ela passa por hits como “Amor de Que” e “Parabéns” e convida nomes internacionais, como Tove Lo, Diplo, Lauren Jauregui e Thalía.
YouTube: bit.ly/pablloyt

+Orgulho

O Museu da Diversidade Sexual e o #CulturaEmCasa promovem lives com conversas, teatro e música a partir das 16h do domingo (28). Às 17h, por exemplo, Helena Vieira, Renan Quinalha e Rita Colaço debatem sobre o museu, e, às 21h30, a peça “Uma Flor de Dama”, com Silvero Pereira, é transmitida ao vivo. A programação ainda inclui exposições virtuais de artistas LGBT—com produções feitas durante a quarentena e fotos e cartazes das edições das paradas paulistanas.
Lives: culturaemcasa.com.br
Exposições: bit.ly/museudadiversidadesexual

 Cabaret Pride Show
A primeira edição do evento, no domingo (28), a partir das 20h, tem duas horas de programação com shows de dez grandes drag queens brasileiras, como Silvetty Montilla, Marcia Pantera e Alexia Twister. A apresentação fica por conta do youtuber Vitor DiCastro.
YouTube: @skyyvodkabr

 Daniela Mercury

A cantora promove sua live do orgulho no domingo (28), às 18h, e canta sucessos da carreira, como “Nobre Vagabundo”.
YouTube: @danielamercury

Flicadê

O festival de literatura LGBT faz a primeira edição entre sexta (26) e domingo (28), com mesas gratuitas sobre “literatura trans e poesia” (no sábado, às 20h30).
Site: cadelgbt.com.br/flicade

Gloria Groove
A drag queen paulistana faz sua primeira live solo no sábado (27), às 20h, e inclui no repertório sucessos como “Coisa Boa” e “Arrasta”.
YouTube: @gloriagroove

Marsha Pride

Desde sexta (26) a domingo (28), a partir das 17h, o festival explora as origens do movimento com conversas, shows e DJ sets de nomes como Urias, Filipe Catto e Bia Ferreira. O evento é gratuito, mas arrecada doações para LGBTs em situação de vulnerabilidade.
YouTube: @FestivalMarshaEntraNaSala

Minhoqueens
O tradicional bloco carnavalesco celebra o orgulho LGBT com shows das drags Kika Boom e Mama Darling, além da apresentação de DJs como Will Medeiros e Luís Giusti a partir das 19h, no sábado (27).
No Zoom, limitado a 300 participantes. Ingressos em sympla.com.br.

Mostra Internacional Drag King Queer
O perfil promove live com o tema “Sou Negre, sou trans, sou pansexual e sou drag king. É possível isso?”, em que são discutidas as possibilidades de expressões das masculinidades na arte drag king e assuntos relacionados à masculinidade tóxica. Desde as 16h, no sábado (27).
Instagram: @mostra_internacional_drag_king

#ParadaNasParedes
O projeto de Abba Cashier, Paula Marujo, Flávio Franzosi e do site DragTherapy relembra a Revolta de Stonewall e a jornada da ativista trans Marsha P. Johnson com o lançamento de um vídeo de drag queens e kings se montando na quarentena. No domingo (28), às 19h, o resultado é publicado nas redes e projetado simultaneamente em paredes de cidades brasileiras.

Sala de Casa

A série de lives promovida pela Casa Natura Musical desde o início da quarentena faz programação especial para o mês do orgulho e convida o rapper Rico Dalasam no sábado (27), às 19h.
Instagram: @casanaturamusical 

Empresas também realizam açōes

Tik Tok
A plataforma faz sequência de lives temáticas e musicais.  No sábado (27), Aretuza Lovi e Lia Clark fazem shows às 20h e 22h, respectivamente.
No Instagram: @lari.bianchi@aretuzalovioficial e @liaclarkoficial

Natura&CO em ‘Mais do que você vê’

A marca está lançando o movimento ‘soumaisdoquevcvê’ que prevê mais ações entre as marcas do conglomerado de estética. A primeira foi feita pela Natura e mostra a realidade e o sentimento da comunidade LGBTQIA+ sobre a intolerância e os julgamentos que ainda estão presentes na sociedade. O filme mostra muito além da representatividade dessas pessoas, e explica a importância e pluralidade de todos que fazem parte da comunidade. A marcante narração é de Liniker, que também está presente no filme publicitário.

Live Compartilhe Orgulho

A farmacêutica Gilead Sciences do Brasil promove a live no domingo (28), às 19h, com a participação de:

Bianca DellafancyA DJ é o que se pode chamar de multiartista: modelo, fotógrafa, designer, hostess e youtuber. Ela tem um canal em que fala de maquiagem, dia a dia e conversa com seguidores, fala sobre aceitação e preconceito e que, assim como ela fez, inspirada em Ru Paul, também buscam uma virada na vida.

Pedro HMC – youtuber, escritor, criador de conteúdo, roteirista de TV e ativista LGBT bastante conhecido na internet brasileira. O youtuber é dono do canal Põe Na Roda, que é o maior canal sobre assuntos LGBTs no Brasil, tem mais de 1 milhão e 38 mil inscritos.

Paulo Vaz – homem trans e modelo mineiro, formado em design, tem 31 anos, e trabalha com arte, produção e moda. Como todos nós, Paulo carrega sonhos e cicatrizes que orgulhosamente lhe lembram quem ele é e quem ele quer ser. É casado com Pedro HMC.

Linn da Quebrada – atriz, cantora e compositora brasileira. Também é ativista social pelos direitos civis da comunidade LGBT e da população negra. Linn inovou ao destoar do estereótipo de travesti, assumindo sua transexualidade apenas modificando sua identidade de gênero e seu nome no registro civil. Ela está entre as artistas mais relevantes do cenário musical LGBT brasileiro atual. Ela ascendeu ao reconhecimento utilizando-se do choque de culturas, tocando em tabus e desconstruindo estereótipos com o seu estilo mordaz e sarcástico bem particular.

PUMA e Cara Delevingne em ‘From PUMA With Love’

A PUMA se juntou a Cara Delevingne, embaixadora e ativista LGBTQIA+ e construiu uma nova coleção de peças estilosas para homenagear o público que abraça o Orgulho Gay. São diversas peças que vão de moletons e camisas, até sandálias, tênis e bolsas. Os produtos se destacam pelas suas cores vivas e vibrantes, e o melhor, a marca vai destinar 20% de todos os lucros das vendas globais da coleção à “The Cara Delevingne Foundation”, um projeto da própria embaixadora em apoio a instituições de apoio às causas LGBTQIA+, incluindo GLAAD, The Trevor Project e Mind Out.

Burger King em ‘Quem lacra não lucra’

No próximo domingo, dia 28, o Burger King decidiu mostrar que quem não lacra não lucra MESMO, e irá destinar 100% de seu lucro líquido de vendas dos sanduíches para a Casa 1 e Associação do Orgulho GLBT (APOGLBT). A ideia é transformar toda a intolerância disseminada nas redes sociais em um ato de amor, e a criação da #QuemLacraNaoLucra busca alcançar o maior número de pessoas. A ação foi desenvolvida pela agência David.

Tinder em ‘Conta mais!’

O aplicativo de relacionamento mais conhecido do mundo resolveu abraçar a luta pela representatividade dos pessoas que compõe a sigla LGBTQIA+ e transformou as opções de informações para os usuários do app. Agora, pode-se ‘contar mais’ sobre você e suas escolhas e se definir em mais de 26 novas opções de gênero. A marca também está em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e promoverá uma live show com a Pabllo Vittar, além de diversos conteúdos que serão postados em seus canais.

 

Fonte: Folha de S.Paulo e Adnews com informações da Agência Aids