A notícia de que pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conseguiram eliminar o vírus do organismo de um paciente brasileiro de 34 anos que teve o diagnóstico em 2012 foi destaque nos principais jornais do Brasil e do mundo. A pesquisa foi apresentada nesta terça-feira, 7, na 23.ª Conferência Internacional de Aids, o maior congresso sobre o tema do mundo.

De acordo com a universidade, os resultados representam mais um avanço nas pesquisas que, um dia, podem levar à descoberta da cura da aids. Este é o terceiro caso na história em que a eliminação do HIV é descrita.

Coordenada pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, diretor do Laboratório de Retrovirologia do Departamento de Medicina da instituição, a pesquisa da Unifesp contou inicialmente com 30 voluntários que apresentavam carga viral do HIV indetectável no organismo e faziam tratamento padrão com coquetéis antirretrovirais. Eles foram divididos em seis grupos e cada um recebeu uma combinação de medicamentos, além do tratamento padrão.

Confira os destaques na imprensa nacional:

Universidade brasileira relata tratamento que elimina HIV de paciente

Pesquisadores brasileiros podem ter descoberto a cura do HIV

Pesquisa brasileira apresenta primeiro medicamento que pode ser capaz de eliminar HIV

Caso de brasileiro soropositivo em remissão aumenta esperança de cura da Aids