Adolescentes estudantes do Senac Lapa Tito, na zona oeste de São Paulo, participaram nesta terça-feira (18) de um bate-papo sobre saúde sexual, orientação sexual e prevenção de ISTs. A roda de conversa foi realizada pela Agência Aids em parceria com o Senac, mediada pela jornalista Roseli Tardelli, diretora da Agência, e contou com as presenças da psicóloga e sexóloga Regiane Garcia e do ator e youtuber Drew Persi.

A atividade faz parte de várias ações promovidas por essa parceria no período antecedente ao carnaval deste ano.

No começo da conversa, Regiane destacou a importância de se debater sexualidade dentro de casa. “Falar sobre isso é algo bastante óbvio, pois todos nós estamos aqui porque nossos pais tiveram relações sexuais. Portanto, sexualidade significa vida”, disse a psicóloga. Ela ainda falou que esse tema deve ser debatido não apenas dentro de casa com familiares, mas também em ambientes comuns, como em uma roda de conversa entre amigos. “É importante quebrarmos esse tabu de não conversarmos entre nós. Conversamos sobre diversas coisas, não é? Mas por que não sobre sexualidade?”, questionou ela.

Regiane também fez questão de deixar claro que a sexualidade vai muito além do ato do sexo. Como disse ela, é algo que envolve comportamento, conversas e, principalmente, respeito. “Quando discutimos o comportamento abusivo de um homem perante uma mulher, estamos falando sobre sexualidade. A mesma coisa quando falamos sobre alguma DST e até quando paqueramos alguém que gostamos. Tudo isso é sexualidade”, falou. Ela ainda fez um alerta aos jovens meninos presentes e pediu respeito às mulheres neste carnaval. “Lembrem-se meninos, não é não.”

Drew deu continuidade ao bate-papo e falou sobre orientação sexual. Ele aprendeu bastante em sua adolescência e depois de ter relacionamentos com homens e mulheres, conseguiu sentir o que realmente queria. “Foi entre meus 14 e 15 anos que eu percebi o que sentia. Mesmo sem entender muito sobre isso, eu já tinha isso definido”, disse. O ator ficou casado por cinco anos enquanto adolescente e conta que foi um momento que o fez crescer bastante como ser humano. “Fiquei casado dos 15 aos 20 anos e posso dizer que amadureci muito neste período. Ao mesmo tempo em que perdi algumas coisas, aprendi outras.”

Além de ator, Drew Persi, 34 anos, é youtuber e usa seu canal para passar dicas às pessoas sobre o tratamento de HIV, além de mostrar formas de prevenção. Quando foi diagnosticado, em 2013, ele pensou que sua vida acabaria e sofreu para absorver a situação. “Passou um filme pela minha cabeça. Parecia que eu não ia mais conseguir realizar meus sonhos e que não iria mais conseguir viver. Aos poucos fui fazendo o tratamento e me recuperando. Hoje estou muito bem, vivendo da maneira que eu gosto e realizando sonhos. A diferença para antes é que agora tenho que tomar remédios”, contou.

A forma como muitas pessoas se fecham e não falam abertamente sobre a contração de HIV foi discutida no bate-papo. Para Drew, todas as pessoas estão sujeitas a contrair o vírus. Em paralelo, Regiane questionou a forma como a sociedade como um todo julga aqueles que acabaram atingidos, seja por descuido ou falta de informação. “Ou você foi promíscuo, ou injetou drogas. Falar sobre isso ainda é um tabu e está ligado ao tabu que é ter uma conversa aberta com qualquer pessoa sobre sexualidade”, falou a sexóloga.

Roseli Tardelli também colocou argumentos sobre esse tema e indagou a importância e eficácia do tratamento de HIV. “Hoje em dia é uma doença quase curável. Tem medicação, as pessoas vivem bem e isso vale para qualquer doença. Se a pessoa se medicar e cuidar de sua saúde depois do diagnóstico, ela vai melhorar e conseguir viver bem”, disse.

O debate contou com a participação dos alunos presentes, que puderam fazer perguntas e participar de uma oficina de sexo seguro. Um dos questionamentos foi sobre o relacionamento entre duas mulheres e os métodos de prevenção. Regiane explicou que os métodos de prevenção em uma relação entre duas mulheres são complicados, pois há poucas pesquisas e poucos casos de transmissão entre mulheres lésbicas. “Isso é o grande gargalo da falta de prevenção para a relação sexual entre duas mulheres. A gente as vezes fala para usar o preservativo masculino e tirar aquela argolinha, mas quase não se tem estudo sobre isso”.

No final da conversa, os estudantes puderam curtir a apresentação de Núbia e as Divinas, um conjunto de samba liderado por Núbia Maciel, vocalista do grupo Samba de Rainha.

 

Confira galeria de fotos:

Regiane Garcia explica uso do preservativo

 

O gerente Ulisses Matanó, Drew e Regiane Garcia no Senac Lapa Tito para mais uma roda de conversa sobre prevenção!

 

Roseli, Regiane e Drew em conversa com os alunos

 

Aluna entrou no clima e cantou junto com Rúbia

 

 

Núbia Maciel, vocalista do grupo Samba de Rainha, encerrou o evento 

A próxima unidade a receber o bate-papo será o Senac Araraquara, na quarta-feira (18). Confira a programação completa:

Senac Araraquara

Roda de Conversa com a participação de Welton Gabriel e Lorena Cascallana. Mediação: Filomena Salemme.

19/02/2020, das 14 às 15h30

Senac Registro

Roda de Conversa com a participação de Welton Gabriel e Lorena Cascallana. Mediação: Filomena Salemme.

20/02/2020, das 14 às 15h30

Senac Guaratinguetá

Roda de Conversa com a participação de Drew Persi e Regiane Garcia Rodrigues. Mediação Roseli Tardelli.

20/2/2020, das 20h30 às 22h00

 

Artur Rodrigues para a Agência de Notícias da Aids