A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou na manhã desta quarta-feira (7), a nova unidade de prevenção ao HIV, Estação Prevenção – Jorge Beloqui.

A Estação Prevenção – Jorge Beloqui é uma iniciativa inédita no campo da saúde pública, realizada em parceria com o Metrô, parceria essa já exitosa na ampliação da disponibilização de preservativos na cidade. A Unidade estará instalada na estação República, na parte interna, após a passagem pelas catracas de acesso.

O objetivo do novo serviço é facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às estratégias gratuitas de prevenção ao HIV em horários alternativos ao período comercial. A unidade funcionará de terça a sábado, das 17h às 23h.

Com uma estrutura diferenciada, a unidade conta com quatro consultórios, recepção e locais para testagem rápida do HIV, para início das profilaxias pré ou pós- exposição ao vírus (PrEP ou PEP, respectivamente). Há também a entrega da primeira terapia antirretroviral aos usuários que testarem positivo para HIV. Nesses casos, o atendimento médico será realizado por teleconsulta, pela qual as pessoas receberão as orientações para realização dos exames recomendados pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), além de encaminhamento a um dos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME) para seguimento ambulatorial.

Representando o Prefeito Ricardo Nunes, o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, esteve na inauguração. “A cidade é pioneira na luta contra aids e traz ideias inteligentes para tratar à população e dar uma resposta a essa condição de saúde. Ainda temos muito trabalho, somos mais de 12,5 milhões de habitantes, a rede está sendo estruturada. Nós trabalhamos para a sociedade civil. Hoje é um dia de grande alegria, esse equipamento é pioneiro.”

“A inauguração da unidade Estação Prevenção – Jorge Beloqui é mais uma iniciativa da Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, para a expansão do acesso às medidas de prevenção ao HIV, que vem se mostrando eficaz para redução de novos casos na cidade, além de outras medidas implantadas na área de assistência”, celebra Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da capital. “Essa nova parceria com o Metrô facilitará que as pessoas conheçam e acessem os serviços de forma prática, durante o percurso para o trabalho, para casa ou para o lazer. É uma unidade que oferta prevenção ao HIV de forma rápida, resolutiva e em horários alternativos.”

Além de todos os serviços já citados, estarão disponíveis na unidade insumos de prevenção gratuitos: camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV (que permitem que as pessoas façam o teste em casa).

A Secretária-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Sabino, disse no evento que o prefeito e secretário não medem esforços para implantar unidades de saúde na capital. “Acabamos de incorporar 77 novos infectologistas na rede, eles vão nos ajudar a qualificar o atendimento dos nossos usuários.”

“Este espaço é precioso e importante para a luta contra aids em São Paulo, vai atender as pessoas em horário alternativo. É uma emoção ver o nome do Jorge Beloqui eternizado aqui. Ele lutou muito pela diversidade e os direitos das pessoas vivendo com HIV/aids”, disse Teresinha Martins, representante do movimento aids e diretora do GIV (Grupo de Incentivo à Vida).

O gerente de operações na Metrô de São Paulo, Antônio Márcio Silva, disse que serviços como este vai de encontro à missão do metrô. “Nossa ação aqui não é só transportar pessoas, mas cuidar de todos. Que iniciativas como essa venham para mais estações.”

PrEP e PEP online

Outra boa notícia é o lançamento do SPrEP (PrEP e PEP online), uma nova alternativa de acesso à PrEP e à PEP na cidade de São Paulo via teleconsulta, com prescrição online e retirada de medicamentos no mesmo dia do atendimento e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais. O SPrEP (PrEP e PEP online) é um serviço digital que poderá ser acessado pelo aplicativo E-SaúdeSP e disponibilizará consultas médicas todos os dias da semana (incluindo feriados), das 18h às 22h.

A partir do atendimento especializado, o usuário elegível para a PrEP ou PEP receberá uma receita digital e poderá retirar a profilaxia em uma das unidades de saúde que funcionam 24h na capital, referenciadas pelos médicos no momento da consulta. Com isso, aumenta-se o acesso da população à prevenção por meio da ampliação da disponibilidade de insumos e outras tecnologias preventivas em horário noturno, finais de semana e feriados.

O canal SPrEP (PrEP e PEP online) é uma ferramenta importante e rápida para quem se expôs ao risco. “A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV é de extrema urgência, pois deve-se começar a tomar o medicamento em até 72h após a exposição de risco, seja ela sexual ou por acidente com material perfurocortante, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição. Com apenas o celular, o munícipe poderá entrar em contato com a médica de plantão e obter sua consulta e o encaminhamento para o endereço mais próximo dele para retirar a PEP”, enfatiza a Abbate. “Essa é mais uma iniciativa da SMS-SP para a ampliação do acesso a estratégias de prevenção e para caminhar rumo à eliminação da transmissão do HIV na cidade”.

O que é PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde presentes nas unidades da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME-IST/Aids). Disponível no SUS desde janeiro de 2018, esta profilaxia tem como público prioritário pessoas em situação que ocorre o uso não regular ou dificuldades de usar preservativos.

Segundo dados da SMS, até o último mês de abril, 26.715 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo.

O que é preciso para iniciar a PrEP?

O cidadão interessado em receber a PrEP será acolhido por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade ao uso da profilaxia. Será necessário realizar um teste ou apresentar um resultado negativo para HIV coletado em até sete dias. Se elegível, o usuário passará por uma avalição clinica e serão solicitados outros exames para seguimento.

E se der positivo?

O resultado do teste rápido, quando realizado na unidade, é fornecido por um profissional da saúde capacitado e em local com privacidade. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, são colhidos os exames preconizados, receitados os antirretrovirais e o paciente é orientada a buscar um dos 17 Serviços de Atenção Especializada, localizados em todas as regiões da cidade, para dar seguimento ao tratamento.

Quando procurar a PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus, como quando a camisinha sai, se rompe ou não é utilizada por qualquer motivo que seja. Em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais a profilaxia também é indicada.

A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus de se estabelecer no organismo. Por isso, é importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e o tratamento tem duração de 28 dias.

Serviço

Estação Prevenção – Jorge Beloqui

Dias e horários de funcionamento: terça-feira à sábado, das 17h às 23h. Onde: Estação República da linha vermelha do Metrô

O que: Unidade de prevenção ao HIV que oferece acesso gratuito e rápido às profilaxias pré e pós-exposição para HIV (PrEP e PEP, respectivamente), atendimento e acolhimento aos usuários, orientações e encaminhamentos aos serviços da RME- IST/Aids, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas (externas e internas) e gel lubrificante.