O Movimento de Luta Paulistana Contra Aids (Mopaids) convida ativistas da cidade de São Paulo para um ato de solidariedade em relação à política de assistência integral e aos profissionais que trabalham no Centro de Referência e Treinamento (CRT). Durante a manifestação, usuários e apoiadores do serviço farão um grande abraço ao CRT no dia 19 de dezembro, às 16h.

A Agência de Notícias da Aids conversar com o coordenador do Mopaids, Américo Nunes para entender os impactos da proposta de mudança do CRT e a importância do ato de quinta-feira.

Por que o Mopais está promovendo este ato de solidariedade em frente ao CRT?

A intenção é mobilizar a população para defender a permanência da estrutura que há quase quatro décadas tem dado respostas efetivas frente a epidemia da aids, assistência, estudos de pesquisas e intercâmbio. A proposta que se apresenta não condiz com as necessidades e especificidades das populações em maiorvulnerabilidade. Até porque não se tem estudo de mudanças estruturais que se apresente com eficácia e eficiência. É um absurdo este presente de natal para profissionais, pacientes e controle social. Ou seja, um cavalo de Tróia em pleno século 21.

Quais são os receios que o movimento tem em relação a mudança de modelo proposto?

Somos resistente pela permanência do gestão com autonomia, transparente com uma política de assistência e prevenção com participação dos pacientes e sociedade civil organizada”

O que o movimento sugere em relação às alterações que a Secretaria de Saúde propõe?

“Não temos que fazer sugestões para a secretária de saúde, mas fazer oposição ao desmonte que se apresenta de forma geral. A população está a mercê das agendas estrangulada para diversas especialidades na atenção primária. Somos pelo SUS com humanização e com equidade”.

Qual a principal crítica que o movimento tem em relação às alterações propostas?

Criticamos ainda a falta de transparência e e a falta de argumentos sólidos e a falta de tato de envolver participação do controle social

 

Mais informações

Abraço ao CRT

Local: Rua Santa Cruz, 81 (metro Santa Cruz)

Data: 19 de dezembro

Horário: 16h

 

Dica de entrevista 

Movimento Paulistano de Luta Contra Aids

Telefone: (11) 5842-5403

 

Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo

Telefone:  (11) 3066-8000

 

 

Redação da Agência de Notícias da Aids