O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), iniciativa pioneira, criada em 1996 e juridicamente constituída em 1997, que atualmente reúne 97 Organizações Não-governamentais parceiras na luta pela cidadania e direitos das pessoas vivendo com HIV/aids e hepatites virais associadas em todo o estado de São Paulo, repudia cortes de verbas do Ministério da Saúde, atingindo diretamente o enfrentamento da epidemia de aids no país.

De acordo com matéria do jornal “O Estado de São Paulo” do dia 7 de outubro de 2022, as perdas totais chegam a R$ 3,3 bilhões. Na distribuição de medicamentos contra HIV/aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, a soma é de R$ 407 milhões.

O corte acontece porque o dinheiro vai para o chamado orçamento secreto, repasses para parlamentares aliados ao presidente da República em busca de apoio para a reeleição.

A redução de verbas compromete as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e o enfrentamento à epidemia de aids no país que registrou, em 2020, mais de 10 mil mortes pela doença, de acordo com o Boletim Epidemiológico 2021 do Ministério da Saúde.

O Foaesp tomará todas as medidas possíveis para reverter mais um retrocesso no atendimento às pessoas, em especial às pessoas vivendo com HIV/aids.