Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) lançou a campanha “Olha Elas”. A iniciativa tem por objetivo dar voz às mulheres vivendo com HIV/aids com a promoção de diversas ações. A campanha “Olha Elas” foi lançada virtualmente pelo site e pela página do Facebook das Cidadãs Posithivas através de artigos de opinião produzidos por mulheres soropositivas, da disponibilização de peças de advocacy para redes sociais e dados sobre a vulnerabilidade da mulher.

Em paralelo ao lançamento virtual, o MNCP convidou a todas e todos a participarem das manifestações organizadas pelo movimento que ocorrerão durante todo o final de semana em diferentes cidades brasileiras.

A iniciativa “Olha Elas” busca combater a discriminação, injustiça e exclusão social vividas pela mulher soropositiva, assim como denunciar todo tipo de violência e de retrocessos aos direitos das mulheres. Utilizando-se de plataformas digitais, a campanha busca fortalecer a participação feminina na formulação de políticas públicas que atendam suas necessidades e a de todas as mulheres. Dessa forma, a iniciativa tem o objetivo de incidir sobre políticas públicas de saúde da mulher, valorizar a mulher enquanto protagonista de sua própria história e informar a respeito do viver com HIV/aids e meios de prevenção.

A campanha “Olha Elas” buscará mobilizar pessoas de todo o Brasil para participar da iniciativa e disseminar artigos e dados sobre as vulnerabilidades enfrentadas pelas mulheres vivendo com HIV. Ao longo da próxima semana, a campanha divulgará diariamente artigos de opinião escritos por mulheres soropositivas sobre os mais diversos temas e estará em múltiplos atos em defesa aos direitos das mulheres e contra retrocessos em diversas cidades brasileiras.

O primeiro ato teve como tema “Mulher, Democracia, Paz e Trabalho”, no dia (6), no Largo São Sebastião, em Manaus, Amazonas. No dia (7), as cidadãs participaram do ato “Mulheres contra Bolsonaro: em defesa da vida de todas as mulheres”, em Campinas, São Paulo. O terceiro ato, intitulado “Ato Unificado – em Defesa dos Direitos e da Democracia contra o Fascismo, Machismo, Racismo e LGBTFOBIA”, está confirmado para o domingo (8), às 13 horas e ocorrerá no Dragão do Mar, na cidade de Fortaleza, Ceará. Também estarão em Brasília, Distrito Federal às 8:00 no Pavilhão do Parque da cidade no Ato “Pela Vida de Todas as Mulheres, contra o racismo, o machismo e o facismo”. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o tema será “Pela Vida das Mulheres, contra as violências”, dia (9) à partir das 17:30 horas no Largo Glênio Peres.

A campanha foi criada no âmbito do projeto “Empoderamento feminino das mulheres vivendo com HIV/aids em estratégias de lobby, advocacy e comunicação digital”, projeto desenvolvido pelo MNCP com apoio financeiro do Fundo Positivo e, disponibilizará notícias, informações e peças publicitárias para uso livre em redes sociais.

Fonte: Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas