O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) disputam o posto de governador de São Paulo neste segundo turno das eleições 2022. A decisão do eleitor paulista colocou fim a 28 anos do PSDB no comando do maior Estado do país.

A corrida ao Palácio dos Bandeirantes espelha o acirramento da disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Tarcísio foi ministro da Infraestrutura de Bolsonaro e é a aposta do presidente para que seu grupo político finque o pé no maior colégio eleitoral do país. Haddad foi ministro da Educação de Lula e disputou a Presidência da República quando o ex-presidente ficou inelegível em 2018.

No primeiro turno das eleições de 2022, Tarcísio ficou com vantagem de 1,5 milhão de votos em relação a Haddad. O ex-ministro teve 42,32% dos votos válidos enquanto o petista marcou 35,70%.

No segundo turno, ambos brigam pelo espólio de outros candidatos, especialmente do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que obteve 4,2 milhões de votos (18,40%).

A última pesquisa Ipec para o governo de São Paulo, divulgada na terça-feira (25), mostrou um cenário de empate técnico entre Tarcísio e Haddad. O ex-ministro está com 46% e o petista com 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Conheça as propostas para saúde dos candidatos ao Governo de São Paulo:

Propostas do candidato Fernando Haddad (PT)

Candidato ao governo do estado pelo PT, Fernando Haddad aposta em projetos de baixo carbono no transporte público - Metrô CPTM

O candidato Fernando Haddad aponta como medida emergencial de uma eventual gestão a recuperação de vagas de emprego no Estado. Coloca a defesa do meio ambiente como prioridade e como indutora da atração de investimentos.

Nas propostas de governo, protocolado na Justiça Eleitoral, ainda prevê a elaboração de um plano de metas com agentes de segurança pública que associe redução da criminalidade e valorização profissional.

Para a saúde, Haddad sugere melhor estruturação do fluxo de atendimento, focando o envelhecimento da população e a preparação para combater novas epidemias. Também propõe a entrada do estado no cofinanciamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o aumento de investimentos em hospitais públicos e em ambulatórios de especialidades.

Ele pretende usar a experiência do Rede Hora Certa da capital paulista para melhorar os atendimentos no Estado. Nesses locais, são realizados exames, consultas e cirurgias eletivas. Veja algumas propostas na área da saúde:

– Promover uma campanha emergencial de vacinação no estado

– Criar programa de redução emergencial da fila de consultas médicas

– Criação de Hospitais Dia (hospitais de curto período de permanência e internação) estaduais fixos e móveis

Propostas do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Tarcísio de Freitas é a grande aposta do presidente Jair Bolsonaro

Tarcísio de Freitas é a grande aposta do presidente Jair Bolsonaro

Tarcísio de Freitas, candidato pelo Republicanos ao Governo de São Paulo, estabelece três diretrizes para o estado: desenvolvimento social, desenvolvimento urbano e meio ambiente e desenvolvimento econômico e inovação.

No texto, não são mencionados planos para pessoas negras nem para a população LGBTQIA+. Para as mulheres, as propostas envolvem cuidados durante a gestação, o incentivo ao empreendedorismo feminino e ações de segurança contra agressores, sem muitos detalhes de cada uma das propostas.

No eixo de desenvolvimento social, promete melhorar o ambiente e a saúde mental dos profissionais que atuam em escolas, além de adaptar a infraestrutura educacional para inserir pessoas com deficiência.

Na saúde, quer aumentar a eficiência do sistema estadual para melhorar os atendimentos em processos de média e alta complexidade e incentivar a indústria do setor para, de acordo com o documento, fazer do estado um “polo de produção nacional e internacional de dispositivos médicos”. Veja algumas propostas na área da saúde:

– Digitalizar o sistema de saúde estadual

– Fomentar investimento em tecnologia de saúde para atenção primária

– Acelerar processos de média e alta complexidade e investimento nos procedimentos de urgência

– Reforçar e evoluir sistemas de atenção epidemiológica

Redação da Agência de Notícias da Aids