Rafael Fonteles, Silvio Mendes e major Diego são os três mais citados na pesquisa

No Piauí, os candidatos mais bem colocado para assumir o cargo de governador são: Silvio Mendes (União Brasil), Rafael Fonteles (PT) e Coronel Diego Melo (PL). Silvio Mendes foi o único a mencionar entre as propostas para a saúde ações contra o HIV/aids.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan),  há um aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo HIV no Piauí. A população heterossexual entre 20 e 34 anos foram as mais afetadas nos últimos cinco anos. De 2017 até o dia 26 de novembro de 2021, o estado notificou mais de 3.800 pessoas vivendo com o vírus.

Conforme o painel epidemiológico de Covid-19 do Piauí, desde o início da pandemia, foram contabilizados 401.777 casos e desses 7.952 faleceram.

A Agência Aids separou algumas das propostas apresentadas pelos candidatos para as áreas da saúde e assistência social.

Sílvio Mendes (União Brasil)

Sílvio Mendes diz que União Brasil pode montar chapa de estadual - GP1

Sílvio Mendes já foi prefeito da capital do estado Teresina, em 2004 e reeleito em 2008. Agora tenta a candidatura como governador. No documento apresentado ele destaca que o sistema de saúde precisa de renovação e aquisição de equipamentos de diagnósticos médicos, pretende, caso eleito, facilitar o acesso à saúde mental de qualidade nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e investir em capacitação, qualificação e valorização dos profissionais de saúde com a implantação da escola estadual de saúde pública.

Ainda consta uma combinação entre ações de vigilância e auxílio para reduzir o número de casos de sífilis congênita, diminuir a incidência e garantir o tratamento de tuberculose e garantir o tratamento continuado à população com HIV/aids.

Na assistência social, planeja enfrentar as desigualdades, a exclusão social, a fome e o desemprego.

Clique aqui e confira o plano de governo

 

Rafael Fonteles (PT)

Rafael Fonteles na frente em pesquisa eleitoral – PT Piauí

Rafael Fontales também está entre os candidatos mais bem colocados ao governo do Piauí. Em seu plano de governo, ele diz que pretende reestruturar e aprimorar o sistema estadual de vigilância em saúde, fortalecer a assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, reorganizando e aprimorando o funcionamento das redes setoriais materno-infantil, do trabalhador, de urgência e emergência e implantar a telemedicina para especialidades e diagnósticos em todos os territórios de desenvolvimento.

Já para a assistência planeja melhorar a estrutura, funcionamento e atendimento das casas de acolhimento (abrigos) e centros socioeducativos estaduais e coordenar o funcionamento das redes municipais de assistência social.

Clique aqui e confira o plano de governo

Coronel Diego Melo (PL)

Coronel Diego Melo declara R$ 395 mil em patrimônio à Justiça Eleitoral -  Viagora

Para a área da saúde, o Coronel Diego Melo propõe ampliar os leitos de UTI neonatal e adultos em municípios e polos do Estado, mediante necessidade comprovada por meio de encaminhamentos registrados no sistema de regulação, buscar a suficiência de leitos e de profissionais da saúde que garantam o atendimento necessário aos cidadãos usuários no tempo adequado e implantar o serviço de valorização da vida e prevenção ao suicídio nos municípios do Piauí, conforme Política Estadual de Saúde, de forma a promover apoio emocional e prevenção do suicídio.

Enquanto na assistência, projeta criar a casa acolhedora para oferecer proteção para as mulheres e seus dependentes em risco, oferecer cuidados especiais aos portadores de deficiência e realizar e expandir o atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar a todos os municípios do estado do Piauí.

Clique aqui e confira o plano de governo

Gisele Souza (gisele@agenciaaids.com.br)