Um dos estados que mais sofreram com a pandemia de Covid-19, o Amazonas é palco de disputa eleitoral entre o atual governador, Wilson Lima (União Brasil), e dois ex-governadores que tentam voltar ao cargo apostando no discurso da experiência: Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB).

No fim de agosto, uma pesquisa do Ipec mostrou Lima e Amazonino empatados na frente, com 30% das intenções de voto cada. Braga aparece em terceiro, com 16%, enquanto os demais candidatos não ultrapassaram 5%.

Lima disputou sua primeira eleição em 2018 e foi eleito no segundo turno. Na época, derrotou justamente Amazonino, seu rival novamente.

A gestão de Lima, contudo, foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19. O estado ficou marcado pela crise de oxigênio, em janeiro do ano passado, quando pessoas morreram por asfixia nos hospitais e unidades de saúde da capital, Manaus. O episódio levou o governador a ser incluído no relatório final da CPI da Covid, que pediu o indiciamento dele por prevaricação e por epidemia com resultado morte.

Os três candidatos incluíram em seus planos de governo propostas para saúde, mas não citaram a palavra aids. Entre os meses de janeiro a junho de 2022, o estado do Amazonas registrou 211 casos de aids. Houve uma redução de 52,15% nos casos da doença no estado em comparação ao mesmo período de 2021, onde foram registrados 441 casos da doença. Os dados estão disponíveis no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Em 2021, foram registrados 893 casos de aids no Amazonas, que apresentou um aumento de 31,32% em relação ao ano de 2020, onde foram registrados 680 casos.

A Agência Aids reuniu as principais propostas para as áreas de saúde e social dos três favoritos ao cargo, segundo apontam as pesquisas eleitorais: Wilson Lima (União Brasil), Amazonino Mendes (Podemos) e Eduardo Braga (MDB). Confira:

Wilson Lima (União Brasil)

Wilson Lima tem candidatura aprovada para concorrer ao Governo do AM |  Eleições 2022 no Amazonas | G1

Wilson Lima que tenta sua reeleição ao governo do estado e aparece liderando a corrida eleitoral, propõe para a saúde ações como: maior oferta de transplantes e atenção a pacientes crônicos, ampliação no serviço de atendimento aos cardiopatas e implementação de serviço integrado de tratamento à pessoa com diabetes e realização de implante coclear.

Além disso, ele tem como proposta a ampliação no número de leitos em UTIs no interior e instauração de policlínicas nos municípios polos para levar serviços de medicina especializada aos usuários; realização de mutirões permanentes de saúde nas regiões metropolitanas e no interior com objetivo de expandir a realização de consultas, exames e cirurgias.

No tocante a área social, dentre as metas, Wilson promete construir a Casa da Mulher Brasileira para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social; aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de proteção para crianças, adolescentes, mulheres, idosos, deficientes e à população LGBTQIAP+ amazonense.

Sem maiores detalhamentos, no documento o candidato ainda menciona necessidade de fortalecimento e expansão das políticas voltadas a essa população.

Para as jovens meninas da rede pública de ensino, garante distribuição gratuita de absorventes.

Clica aqui para ler na íntegra o plano de governo de Wilson Lima (União Brasil)

Amazonino Mendes (Podemos)

Amazonino Mendes (Pode): candidato prefeito de Manaus | Eleições 2020

Já o candidato Amazonino Mendes, que aparece em segundo lugar na disputa, visa implementar programa de formação continuada aos profissionais de saúde do interior e capital voltado à atendimentos de urgência e emergência.

Ele quer restabelecer a política de transplantes no estado do Amazonas e implementar na rede Estadual de Saúde o protocolo assistencial multidisciplinar de abordagem ao paciente vítima de acidente vascular cerebral.

Em seu plano de governo, o candidato aborda que irá estruturar na Rede Estadual de Saúde a Telemergência, a fim de garantir tutoria e suporte técnico em tempo real aos profissionais do interior para suporte em meio a emergências e orientação para estabilização e transporte.

Amazonino também pontua ampliação e reestruturação da rede hospitalar, garantindo o seu pleno funcionamento com atendimento digno na capital e interior, investindo em inovação tecnológica, prestigiando e valorizando os profissionais da saúde; reforma e modernização na estrutura da rede hospitalar estadual, incluindo pronto-socorro e hospitais referenciados;

As demandas relativas à área social, transpassam desde, por exemplo, valorização dos profissionais que atuam na rede de assistência social, garantia de segurança alimentar e desenvolvimento de políticas de inclusão de pessoas com deficiência e ações de prevenção e combate à violência contra mulheres, idosos, crianças e pessoas LGBTQIAP+, até inserção da população indígena nos processos de desenvolvimento econômico e fortalecimento de ações que visem à preservação e valorização da sua cultura e do meio ambiente.

Clica aqui para ler na íntegra o plano de governo de Amazonino Mendes (Podemos)

Eduardo Braga (MDB)

Eduardo Braga vê abuso em ação da PF: 'Não precisava ser às 7h da manhã' |  VEJA

O projeto de governo de Eduardo Braga, terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, destaca necessidade de sancionar com urgência e firmeza, medidas econômicas e sociais capazes de dar respostas às maiores preocupações de sua população como, por exemplo, a fome, o desemprego e a falta de segurança.

“Quero lutar por uma educação transformadora, dedicar-me à retomada da qualidade dos serviços de saúde pública e estruturar uma ampla rede de proteção à mulher, às crianças, à juventude, aos idosos, aos indígenas e às pessoas com deficiência”, relata um dos trechos do documento.

E complementa que “este plano de governo não é um documento finalizado, mas uma formalização de um compromisso do que acreditamos ser o futuro do Amazonas.”

O candidato pelo MDB, propõe retomada da qualidade dos serviços de saúde pública, mas sem especificar como se dará a viabilização.

Além disso, se vencer, quer estruturar uma ampla rede de proteção à mulher, às crianças, à juventude, aos idosos, aos indígenas e às pessoas com deficiência (PCDs), mas também sem maiores detalhes.

Nenhum dos candidatos trouxeram em seus respectivos planos propostas para resposta à epidemia de HIV/aids.

 Clica aqui para ler na íntegra o plano de governo de Eduardo Braga (MDB)

Kéren Morais (keren@agenciaaids.com.br)