O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar nas últimas pesquisas de intenção de voto do Datafolha, propõe em seu plano de governo mudar a política de preços da Petrobras, criar um programa de renda mínima universal e taxar grandes fortunas.

O ex-ministro Ciro Gomes intitula seu plano de governo como Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) e diz ser essencial retomar o crescimento de forma economicamente sustentável, com a geração de empregos e a garantia da estabilidade de preços.

O pedetista pretende retomar obras de infraestrutura logística e social, na intenção de estimular o setor privado a investir no país e recuperar a capacidade do setor público de financiar políticas públicas.

No âmbito da saúde,, Ciro diz que o foco é “melhorar os serviços de saúde”. O documento cita a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), com a modernização da atenção primária e a transformação das policlínicas em centros de referência especializados em consultas e exames.

Ciro Gomes também prevê a retomada da produção de medicamentos que atualmente são importados, das campanhas de vacinação, do Programa Farmácia Popular e cita a valorização da classe médica.

Em relação à educação, o pedetista quer colocar o Brasil entre os dez melhores do mundo na área em 15 anos. Para tal, além da adoção de um programa de capacitação de professores, propõe criar uma estrutura para que estados e municípios adotem práticas bem-sucedidas. Um exemplo é o monitoramento das escolas com pior desempenho por aquelas que apresentam melhores resultados.

Ele também promete implementar o modelo “minha escola, meu emprego, meu negócio”, em que as escolas terão ensino profissionalizante, com oferta de estágios remunerados aos alunos.

Na saúde, como na educação, unidades com bom rendimento devem monitorar as de performance inferior.

Para combater o desemprego, a pobreza e a fome, Ciro quer implementar um programa de renda mínima com o nome de Eduardo Suplicy, em referência ao vereador do PT que há anos defende a iniciativa.

Sem vice, sem apoios e em baixa no Ceará, Ciro Gomes terá | Política

O programa, que segundo o texto ainda não está finalizado, prevê também políticas de inclusão para diminuir a descriminação contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTQIA+ e com deficiência.

Veja algumas das propostas de Ciro

Saúde

– Reconstrução do SUS

– Retomada de grandes campanhas de vacinação

– Unidades de saúde com bom rendimento devem monitorar as de performance inferior

Social

– Políticas de inclusão para diminuir a descriminação contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTQIA+ e com deficiência

Clique aqui e leia a íntegra do plano de governo de Ciro Gomes para as eleições deste ano.

Leia também:

Eleições 2022: Confira o plano de governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas áreas de saúde e social

Eleições 2022: Conheça o plano de governo do candidato Jair Bolsonaro (PL) nas áreas de saúde e social