Os candidatos Edvaldo Nogueira, do PDT, e a delegada Danielle Garcia, Cidadania, vão disputar o 2º turno das eleições para a prefeitura de Aracaju. O atual prefeito recebeu 45,57% (119.681) dos votos válidos, contra 21,31% (55.973) da concorrente, neste domingo (15). O terceiro colocado foi Rodrigo Valadares (PTB), com 10,89 (28.598) votos.

“A partir de amanhã vamos analisar os resultados e vamos buscar apoio. Quero aproveitar para agradecer a população. Não teve nenhum erro substancial, eleição é isso. Aracaju não foi a única cidade a ter segundo turno, o segundo turno é natural”, disse Edvaldo Nogueira.

Danielle Garcia comemorou o resultado. “Muito feliz com o resultado. O próximo passo é trabalhar muito nos próximos dias. Aracaju provou nas urnas que quer mudança. Mais da metade dos aracajuanos reprovam a atual gestão e nós representamos essa mudança. Conto com todos vocês para que a gente mude Aracaju de verdade e traga a esperança de volta para as pessoas que moram na nossa cidade”.

Edvaldo Nogueira, 59 anos, já foi vereador, vice-prefeito e é o atual prefeito da capital sergipana. Foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe e atualmente está filiado ao PDT.

Já Danielle Garcia tem 43 anos, é delegada, e já ocupou cargos de gestão na Segurança Pública do estado. Além de atuar na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

Propostas

Se eleita, Daniela se comprometei a ampliar o número de Equipes do Programa Saúde da Família, a criar um Centro de Referência no Atendimento Oftalmológico e um Centro de Diagnóstico por Imagem e Análises Clínicas e a ampliar a oferta de serviços na UPA – Nestor Piva e UPA – Fernando Franco.

Já Eduardo quer criar um centro de diagnóstico de imagem por telemedicina, implantar o E-Mente, como unidade de referência em psicologia e psiquiatria para pacientes suicidas, automutilação, acumuladores, etc, reforçar o trabalho com Saúde animal e zoonoses e implantar serviço de teleconsultoria para atenção básica.

De acordo com o Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Sergipe tem 4.858 casos notificados de Aids desde 1981 até maio de 2016, com 1.262 óbitos. Desse total, 4.751 casos são adultos e 107 são crianças. A faixa etária mais atingida é de 30 a 39 anos sendo, na sua maioria, mulheres casadas.

Redação da Agência Aids com informações