A eleição para a Prefeitura de São Luís será decidida no 2º turno, marcado para o dia 29 de novembro. A disputa será entre os candidatos Eduardo Braide, do PODE e Duarte Júnior, do Republicanos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas e 553.499 votos computados, Eduardo Braide tinha 193.578 votos (37,81% dos votos) e Duarte Júnior tinha 113.430 votos (22,15%). Votos brancos somaram 3,01% e nulos 4,48%.

Em pronunciamento após o resultado do 1º turno, Eduardo Braide afirmou que deve buscar novos aliados e parcerias para vencer as eleições na capital maranhense.

“Hoje, nós vencemos a primeira batalha dessa eleição. E vencemos bem, nós ganhamos em todas as zonas eleitorais de São Luís, nós ganhamos em todas as regiões de São Luís e ganhamos bem, ganhamos com uma diferença grande em relação aos outros adversários. Aquilo que juntos nós conseguimos construir nessa primeira batalha e vencemos, nós vamos fazer redobrado, pra vencer a segunda batalha mais importante no dia 29. Hoje é dia de agradecer a Deus, é dia de agradecer a ele que nunca me deixou nos momentos mais difíceis dessa campanha, de agradecer a cada um e a cada uma de vocês, que acreditam no nosso trabalho por São Luís, de agradecer aos milhares de ludovicenses que escolheram nosso nome no primeiro turno para ser prefeito de São Luís. Vamos arregaçar as mangas cada vez mais, vamos pra rua. Nós vamos caminhar juntos, lado a lado, com novos aliados, com novos parceiros, na certeza de que São Luís vai vencer no dia 29, na certeza de que nós vamos estar comemorando a vitória do povo de São Luís”, declarou Eduardo Braide.

Pelas redes sociais, Duarte Júnior disse que deve dar continuidade ao ‘bom trabalho’ que atual gestão municipal, do prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT) e realizar parcerias com o governo estadual e federal.

“Estou muito feliz com o resultado das urnas, muito obrigado São Luís, muito obrigado por ter apostado e acreditado numa nova forma de fazer política, uma política das pessoas, pelas pessoas e com as pessoas, não mais aquela política de transferência de poder, de pai pra filho, pra neto de político. Esse é o nosso diferencial, de ter um serviço prestado na cidade de São Luís. As pessoas sabem a seriedade do nosso trabalho, aquilo que nós fizemos no Procon, no Viva Cidadão e sabem a nossa vontade e a nossa retidão de manter o combate efetivo à corrupção. E esse é o nosso perfil, essa é a proposta do 10 que, com certeza vai botar pra resolver. É muito importante haver uma união, uma unidade, unir todos aqueles querem uma São Luís ainda melhor. Dar continuidade àquilo que a atual gestão ela fez e faz de bom e mudar rapidamente aquilo que precisa ser modificado. Fazer parceria com o governo do estado, com o governo Flávio Dino, que eu tive a honra de fazer parte de seu governo, e também com o governo federal, reunindo todas as esferas”, afirmou Duarte Júnior.

Eduardo Braide tem 44 anos, é casado e é natural de São Luís. Ele é advogado, está no primeiro mandato como deputado federal e já foi deputado estadual por dois mandatos. Esta é a segunda vez que ele concorre à prefeitura de São Luís. A vice é Professora Esmênia, do PSD, que tem 38 anos.

Já Duarte Júnior tem 33 anos, é casado e é natural do Rio de Janeiro. Ele é advogado, professor universitário e está no primeiro mandato de deputado estadual. Ele ingressou na carreira política em 2017 e, anteriormente, foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon). A vice é Fabiana Vilar, do PL, advogada de 34 anos.

Propostas para saúde

Duarte Júnior garante acabar com a fila de espera para a realização de consultas e exames na rede municipal de São Luís. O candidato afirma que pretende fazer convênios com a iniciativa privada para garantir o atendimento de pacientes em hospitais e clínicas particulares da capital.

Em seu projeto de governo, Eduardo Braide afirma que pretende transformar São Luís, caso seja eleito, em uma cidade humana, participativa, inteligente e sustentável. Suas propostas foram pontuadas em 19 eixos de trabalho em áreas como saúde, educação, cultura e turismo, mobilidade urbana, proteção animal, geração de emprego, renda e transporte público.

Entre suas propostas, está a criação de um Centro de Referência em Saúde, a construção de creches em tempo integral, a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social na capital.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, só em 2019, foram notificados mais de três mil novos casos de infecções sexualmente transmissíveis no Maranhão.

Redação da Agência Aids com informações