Os candidatos Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB) vão disputar o segundo turno da eleição para prefeito de Cuiabá.

Com 100% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Abilio teve 90.631 votos válidos (33.72%) e Emanuel 82.367 (30.65%).

O vereador Abílio Junior, do partido Podemos, tem 36 anos, é cuiabano e é formado em arquitetura e urbanismo. Essa é a primeira vez que ele disputava a vaga para prefeito.

Abílio teve o mandato na Câmara de Vereadores cassado em março deste ano, por quebra de decoro parlamentar.

Com a decisão, ele ficaria inelegível por oito anos. No entanto, em maio, a Justiça anulou a cassação do vereador e determinou o retorno dele ao cargo, por irregularidades nos trâmites do processo que resultou na perda do mandato do parlamentar.

Emanuel Pinheiro é atual prefeito de Cuiabá, eleito em 2016. Tem 55 anos e é bacharel em direito.

Ele entrou na política aos 23 anos quando foi eleito vereador por Cuiabá. Em 1994, foi eleito deputado estadual e, em 1998, foi reeleito para cargo. Em 2005, foi secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá. Em 2010 e 2014 foi eleito para o cargo de deputado estadual. Essa é a terceira vez que ele participa da disputa.

Propostas

Na área da saúde, Abílio promete combater a corrupção na secretaria municipal, contratar mais médicos e criar um sistema de saúde para consultas online.

Já Emanuel disse que pretende reduzir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e evitar que pacientes ‘furem’ a fila.

Mato Grosso registrou 718 casos de pessoas infectadas pelo HIV neste em 2019, conforme os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Desse número, 37,2% foram detectados em jovens com a faixa etária de 20 a 29 anos.

Redação da Agência de Notícias da Aids