O Grupo Pela Vidda-RJ, ONG pioneira na defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids, realiza nesta sexta-feira uma campanha solidária de prevenção ao HIV e Aids. Um mutirão de testagem será realizado na sede da ONG, no Centro do Rio. A atividade acontece nesta sexta-feira (18) a partir das 13h e vai até o fim da tarde.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em dezembro do ano passado, o Estado do Rio de Janeiro apresentou, entre 2011 e 2021, coeficiente de mortalidade por Aids superior à média nacional. Enquanto no país o número de mortes por Aids é de 4,2 por 100 mil habitantes, no Estado do Rio são 6,3 mortes por 100 mil habitantes.

O diagnóstico precoce é importante para uma melhor resposta do organismo à infecção pelo HIV. O Pela Vidda-RJ realiza ações de testagem não apenas na sede da ONG, mas também em favelas, bairros periféricos, e locais de grande circulação de pessoas no Centro da cidade, levando a quem mais precisa a informação sobre prevenção e conscientização do HIV e outras ISTs como hepatite e sífilis.

As pessoas que forem ao Pela Vidda-RJ fazer o teste serão convidadas a responder o questionário de uma pesquisa inédita conduzida pela instituição sobre violência contra a população LGBTQIAPN+ realizada com recurso aprovado pelo Ministério de Direitos Humanos.

A pesquisa busca investigar como as forças de segurança e os órgãos públicos defesa de direitos são enxergados pela população em sua eficiência no enfrentamento do preconceito, discriminação e crimes de ódio.

Serviço

Dia da Prevenção – Mutirão de testagem para o HIV

18/08 das 13 às 18h
No Grupo Pela Vidda-RJ
Avenida Rio Branco, 135, sala 709