Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres do Instituto Vida Nova vão se unir em uma roda de conversa sobre as especificidades de mulheres com HIV na periferia. O bate-papo, batizada de Delas para Elas, vai acontecer a partir das 11h30, na sede do Vida Nova, no extremo leste de São Paulo.

Eliane Câmara e Márcia Renata foram as idealizadoras dessa atividade. Em entrevista à Agência Aids, elas contaram que a iniciativa também tem por objetivo empoderar mulheres e resgatar a força feminina na defesa dos direitos humanos.

“Esse grupo vai nos ajudar a entender as demandas das usuárias do Vida Nova. Neste espaço, elas poderão conversar e desabafar sobre temas que julgarem importantes”, disse Márcia.

“Esse projeto nasceu porque percebemos que precisamos fortalecer o empoderamento das mulheres. Ultimamente, estamos sendo muito fragilizadas. Aqui no Vida Nova, queremos trazer esse sentimento de força, independente do diagnóstico para o HIV”, completou Eliana.

As ativistas explicaram que a atividade também tem a intenção de enaltecer a beleza da mulher vivendo com HIV. “Queremos falar para elas sobre uma luta por direitos que é antiga e árdua, mas que elas não estão sozinhas, vamos conseguir cada vez mais conquistar nosso espaço, conquistar uma mudança na fala e no posicionamento dessas mulheres em diversos sentidos, adquirindo a liberdade de ir e vir”, disse Márcia.

“No primeiro momento vamos fazer um almoço e propor essa reunião para elas mensalmente. Vamos começar com um bate-papo, deixar elas falarem, desabafarem se sentindo à vontade para expor situações do cotidiano, sem julgamentos, um lugar de escuta. Essa ação é um momento delas, pretendemos deixar isso claro, ser um ambiente onde vão encontrar força e conhecer os seus direitos”, contou Eliana.

“Esperamos promover o amor próprio dentro de cada uma, para que elas se cuidem em todos os sentidos, principalmente na saúde”, completou Márcia.

Eliane e Márcia, pretendem ajudar as mulheres financeiramente. “Vamos fazer perguntas sobre o que elas querem aprender para ter o próprio dinheiro, construindo uma renda e assim tendo liberdade para escolher”, falou Eliane.

Para participar é bem simples, é só entrar em contato com a Márcia ou Eliane pelo número (11) 2297-1516.

Serviço

Dela para Elas

Quando: 08 de março às 11:30h

Onde: Instituto Vida Nova (R. Prof. Assis Veloso, 226 – Jardim São Vicente, São Paulo)

Dica de entrevista

Instituto Vida Nova

Tel.: (11)2297-1516

Gisele Souza (gisele@agenciaaids.com.br)