Há mais de 30 anos, o Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS) presta assistência médico-hospitalar, ambulatorial e domiciliar a pacientes com DST/aids.

Além de coordenar o Programa Estadual de DST/Aids-SP, o CRT é responsável por: elaborar e implantar normas relativas às DST/AIDS, no âmbito do SUS/SP; elaborar propostas de prevenção; propor e executar ações de vigilância epidemiológica e controle das DST/aids; desenvolver programas de formação, treinamento e aperfeiçoamento, como também desenvolver e apoiar pesquisa científica em seu campo de atuação e promover o intercâmbio técnico-científico com outras instituições nacionais e internacionais.

Localizado no bairro Vila Mariana, São Paulo, o Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS, é um complexo ambulatorial e hospitalar de 6.189.91 metros quadrados e cerca de 800 funcionários, que trabalham em três turnos. Entre eles médicos sanitaristas, infectologistas, ginecologistas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, otorrinolaringologistas, dermatologistas, proctologistas, pneumologistas, urologistas, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, biologistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório e de enfermagem e oficiais administrativos. 

Com a chegada do coronavírus, o CRT passou a enfrentar a pandemia dentro da pandemia, tendo que desenvolver estratégias para continuar atendendo seus pacientes dentro de uma nova realidade: o isolamento social e a ameaça da Covid-19.

Na próxima terça-feira, 13, a jornalista Roseli Tardelli conversa com profissionais da instituição na live: “Acolhimento, tratamento, prevenção: CRT e suas ações em tempos de isolamento social”.

Conheça nossos convidados:

Maria Clara Gianna

Médica sanitarista formada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa, São Paulo, em 1985. Foi diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual DST/Aids-SP entre 1989 e 1994, técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual DST/Aids-SP entre 1988 e 1989. Foi também coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP entre 1994-1995, coordenadora adjunta do Programa Estadual DST/Aids-SP, entre 1995 e 2004. De 2005 a 2017, foi coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, Secretaria de Estado da Saúde. De 2017 até a presente data é coordenadora adjunta do Programa Estadual DST AIDS-SP.das DST/HIV/aids nas escolas. De 2017 até a presente data é coordenadora adjunta do Programa Estadual e do CRT.

Alexandre Gonçalves

Nutricionista formado pela Universidade de Mogi das Cruzes. Foi gerente do Apoio Técnico  do Programa Estadual DST Aids-SP,  de 2006 a 2017. Desde 2017 e coordenador do Programa Estadual DST AIDS-SP.

 

 

 

Artur Kalichman

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa Estadual DST AIDS SP entre 1996 e 2006. Atualmente é médico sanitarista do CRT DST AIDS-SP.

 

 

 

 

 

Rosa Alencar

Médica infectologista, com mestrado profissional em gestão de tecnologia e inovação em saúde pelo Instituto Sírio Libanês de ensino e pesquisa. É assistente de direção técnica do CRT DST AIDS SP.

 

 

 

Ivone Aparecida Paula

Psicóloga pela Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente  é gerente da área de prevenção do Programa Estadual DST AIDS SP.

 

 

 

 

Jean Carlos de Oliveira Dantas

Psicólogo pela UniPaulistana. Representante da Coordenação Estadual DST Aids na Comissão de DST AIDS e hepatites virais do Conselho Estadual de Saúde e Comissão Municipal DST AIDS do Conselho Municipal de Saúde. É diretor do Núcleo de articulação com sociedade civil organizada e assessor da gerência de planejamento do CRT DST AIDS-SP.

 

 

José Valdez Ramalho Madruga

Médico infectologista pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado pela Universidade Federal de São Paulo.  Atualmente é investigador principal da Casa da Pesquisa do CRT.

 

 

 

 

Carmen Domingues

Médica pediatra com especialização e mestrado em Ciências na área de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente coordena aa ações para eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis no Programa Estadual DST AIDS SP.

 

 

 

Serviço:

Live: “Acolhimento, tratamento, prevenção: CRT e suas ações em tempos de isolamento social”.

Quando: Terça-feira, 13 de outubro de 2020

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: https://youtu.be/l0oVkjTYvSw

Facebook: t.ly/0NA0

 

Redação Agência de Notícias da Aids